Embasa amplia cobertura de esgotamento sanitário em Ipirá com entrega de novo sistema

Sistema de Esgotamento Sanitário de Ipirá.
Sistema de Esgotamento Sanitário de Ipirá.

Com investimento de R$ 40 milhões, o governador Rui Costa inaugurou, na quinta-feira (08/10/2020), o novo sistema de esgotamento sanitário de Ipirá, na região norte do estado. A obra, construída e operada pela Embasa, empresa vinculada a Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIHS), amplia a cobertura do tratamento de esgoto de 4,5% para 70% e beneficia mais de 28 mil moradores.

“Hoje fazemos um investimento de R$40 milhões, onde nós vamos garantir num futuro próximo, 100% do esgotamento sanitário da cidade de Ipirá. Esta estação tem capacidade para fazer o suporte máximo de ligações de redes de esgoto, o que representa melhoria na saúde e qualidade de vida da população”, afirmou o governador Rui Costa.

Além do impacto direto na vida dos cidadãos ipiraenses, a obra também cumpre uma função ambiental importante. O sistema irá ajudar na despoluição do riacho do Sossego, que faz parte da bacia hidrográfica do rio Paraguaçu.

O novo sistema conta com uma rede coletora com mais de 55 mil metros, duas estações elevatórias, quatro lagoas para tratamento dos resíduos, e já possui mais de sete mil ligações conectadas.

Sistema de Esgotamento Sanitário de Ipirá.
Sistema de Esgotamento Sanitário de Ipirá.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]