Ações do Governo do Estado reforçam o enfrentamento à fome na Bahia

Governo da Bahia incentiva agricultura familiar.
Governo da Bahia incentiva agricultura familiar.

Na Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) tem atuado no combate à fome com programas importantes desenvolvidos em Salvador e no interior do estado, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os Restaurantes Populares.

De janeiro a outubro de 2020, o PAA distribuiu mais de 3 milhões de quilos de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Através do programa, um direito primordial, que é o direto à alimentação, foi garantido para quase 200 mil famílias.

“Com a pandemia, os problemas sociais ficaram ainda mais claros. Na Bahia, estamos trabalhando sem medir esforços para mitigar os efeitos da crise econômica e social vista em todo o mundo. Então, buscamos intensificar as nossas ações na luta para garantir um direito básico de todo ser humano: a alimentação”, disse o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

O secretário da SJDHDS elogiou ainda o prêmio Nobel da Paz de 2020 destinado ao Programa Mundial de Alimentação da Organização das Nações Unidas. A divulgação foi feita nesta sexta-feira (09) pelo comitê norueguês responsável pela premiação. “É um reconhecimento importante de uma política pública que deve ser prioridade e compromisso de todos, em todos os países do mundo”, afirmou Martins.

PAA Leite

Na outra ponta de atuação do programa, o PAA Leite garantiu leite de qualidade para cerca de 30 mil famílias baianas, durante os 10 de 2020. Foram distribuídos mais de 5 milhões de litros de leite em 86 municípios da Bahia. O leite é entregue à famílias em situação de vulnerabilidade, abrigos, asilos, entre outras instituições devidamente cadastradas no programa.

Segundo o secretário, “para fortalecer atuação do PAA, entre os meses de março e setembro de 2020, a SJDHDS entregou 50 veículos e kits de equipamentos para a execução do programa nos municípios”.

Outra ação importante é o Restaurante Popular, instalado nos bairros do Comércio e da Liberdade, em Salvador, que apenas em 2020 serviram 1.095.462 refeições para um público em vulnerabilidade social.

Governo da Bahia incentiva programa de segurança alimentar.
Governo da Bahia incentiva programa de segurança alimentar.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120534 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.