Vereadores solicitam melhorias para a educação de Feira de Santana

Josafá Ramos: são ferramentas importantes, também, para construção das relações sociais, que vão contribuir na hora de tomar decisões frente as adversidades da vida.
Josafá Ramos: são ferramentas importantes, também, para construção das relações sociais, que vão contribuir na hora de tomar decisões frente as adversidades da vida.

Modalidades esportivas que ajudam no desenvolvimento intelectual, o xadrez e a dama devem ser incentivados nas escolas da educação infantil em Feira de Santana, defende o vereador Josafá Ramos (DEM). Em pronunciamento na Câmara nesta segunda (21/09/2020) ele chamou a atenção da Secretaria Municipal de Educação para o assunto e disse que essas atividades são importantes aliadas dos professores, pois estimulam nas crianças a concentração, elaboração de estratégias, raciocínio lógico e o esforço individual.

O democrata recorda que, há alguns anos, o então vereador Capitão Germano propôs a inclusão do xadrez na grade curricular das escolas da Prefeitura. “São ferramentas importantes, também, para construção das relações sociais, que vão contribuir na hora de tomar decisões frente as adversidades da vida”.

Mais escolas nos distritos são imprescindíveis para melhorias na educação em Feira de Santana

É imperativo, para melhorar o desempenho da Rede Municipal de Ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a construção de mais escolas nos distritos de Feira de Santana, avalia o vereador Roberto Tourinho (PSB).

 Em contraponto a comemoração de alguns vereadores governistas, sobre o Ideb das escolas municipais referente ao ano letivo 2019, anunciado pelo MEC, Tourinho lamentou, em discurso na Câmara, que ““apenas 52%” das unidades tenham atingido a média estabelecida pelo MEC. Além de maior conforto aos alunos, que estudariam em sua própria comunidade, a oferta de mais escolas na zona rural representaria economia de recursos para a Prefeitura, que tem elevada despesa com o deslocamento para a cidade, diariamente.

O parlamentar lembra que as escolas da rede local não atingiam a meta do Ideb desde 2011, apresentando números “extremamente preocupantes, que demonstravam o abandono da educação”. Tourinho defende que o Município necessita de um plano de educação com “grandes investimentos na educação infantil e fundamental, especialmente na zona rural”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108726 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]