Vereador aborda Sistema Municipal de Desporto e orienta população a fazer Cadastro Individual do SUS de Feira de Santana

Cadmiel Pereira: entendemos que o esporte integra saúde, lazer e entretenimento. Nenhuma cidade consegue desenvolvimento sem investir no desporto.
Cadmiel Pereira: entendemos que o esporte integra saúde, lazer e entretenimento. Nenhuma cidade consegue desenvolvimento sem investir no desporto.

A Câmara não pode implantar, por iniciativa de vereador, uma Superintendência de Esportes na estrutura administrativa do município, essa é uma competência do Poder Executivo. Mas o vereador Cadmiel Pereira (DEM) tem uma alternativa para o Legislativo contribuir com o fortalecimento das políticas públicas para este setor. É um projeto de lei de sua autoria, em tramitação na Casa, propondo a criação do Sistema Municipal do Desporto (SMD). A sociedade civil terá participação direta nas discussões através de audiências públicas. “Entendemos que o esporte integra saúde, lazer e entretenimento. Nenhuma cidade consegue desenvolvimento sem investir no desporto”, diz ele, ao pedir que a matéria seja colocada em apreciação nos próximos dias.

Para o vereador, otimista com a possibilidade de aprovação da proposta, Feira de Santana precisa de projetos de complexos esportivos nos bairros, inclusive interligando com os distritos. “Uma das coisas que considero importante é ter quadras esportivas nas escolas municipais, para estimular a prática das diversas modalidades”. Outra sugestão do parlamentar diz respeito a captação de jogos e campeonatos importantes para a cidade. “Tudo passa por Feira de Santana. Atrair competições promoveria a movimentação do setor hoteleiro e do comércio”. Projetos de inclusão, envolvendo pessoas com deficiência, necessidades especiais ou mobilidade reduzida, é mais uma prioridade apontada pelo vereador.

Superintendência de esportes

O Sistema Municipal de Desporto é visto pelo vereador como um projeto complementar de uma Superintendência para a área esportiva em Feira de Santana, desvinculando este segmento da Secretaria de Cultura. “Temos atividade intensa em diversas modalidades como karatê, basquetebol, handebol e vôlei. No futsal, destaque para a nossa equipe formada por cegos, que é uma referência no Brasil”. Tudo isso, em sua visão, demanda estratégias para investimento no desporto como um todo, bem como um forte trabalho de alocação de recursos. “Acredito que a criação de uma Superintendência resultará na captação e arrecadação de fundos, tendo como consequência a execução de projetos alicerçados que serão muito importantes para a nossa população”.

Mesmo quem tem plano de saúde deve fazer o Cadastro Individual do SUS

Todas as pessoas, inclusive quem tem plano de saúde, precisam fazer o cadastro individual do SUS, alerta o vereador Cadmiel Pereira (DEM). O prazo para fazer o cadastro foi prorrogado até o dia 31 de outubro de 2020. “Deve se alertar às pessoas sobre a importância de realizar o cadastramento, que difere da atualização cadastral. É através do cadastro que será gerado o número para enviar recursos para a atenção primária. Na hora da vacina, da convocação do SAMU para alguma emergência, todo mundo aciona o SUS”. Ele diz que o Município não tem o número suficiente de pessoas cadastradas no SUS para o envio de recursos em volume compatível com o porte de Feira. “Se somente 100 mil pessoas se cadastrarem, só serão enviados R$ 100.000,00”.

No site da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, é possível acessar o link para cadastramento, conforme lembra o parlamentar. “E toda a equipe da Secretaria está disponibilizando as informações necessárias, tanto para o meio rural quanto para o meio urbano”. O cadastramento no sistema é on-line.”Feira de Santana não pode correr o risco de deixar de receber recursos da atenção primária. Se nós temos 700 mil habitantes precisamos receber os R$ 700.000,00. A população não pode sofrer prejuízos com a falta de cadastramento. Precisamos do sistema SUS para manter os cuidados com a população. E repito: ainda que a pessoa tenha plano de saúde é preciso se cadastrar”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]