Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 188 anos e recebe congratulações na ALBA

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Fachada da Assembleia Legislativa da Bahia ALBA em Salvador.
Fachada da Assembleia Legislativa da Bahia ALBA em Salvador.

A passagem dos 188 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) recebeu congratulações apresentadas pelo deputado Hilton Coelho (PSOL). Em moção apresentada na Assembleia Legislativa, o parlamentar destaca que “a SPD é uma entidade da mais alta relevância na luta contra a desigualdade racial na Bahia. Foi a primeira organização civil negra no Brasil, fundada em 16 de setembro de 1832 por Manoel Victor Serra um africano livre, cuja finalidade era a compra de alforria e pagamento de curso de formação profissional a ex-escravizados. Atualmente a entidade realiza ações para o desenvolvimento e valorização da cultura afro-brasileira com objetivo de empoderamento da população negra e menos favorecidas, atuando na promoção de igualdade e combate ao racismo, buscando políticas públicas e melhorias dos direitos das crianças, mulheres e homens negros”.

Surgida como irmandade, em 1851, mudou de nome e de estatuto jurídico. De pretensamente religiosa, tornou-se marcadamente civil. De irmandade, virou sociedade. “Funcionou, na prática, como uma previdência privada, uma das primeiras do Brasil, devidamente regulamentada pelo governo em 1861. Para ser admitido como sócio, era preciso ser cidadão brasileiro ‘de cor preta’ e ter um ‘meio lícito de onde tirem um lucro suficiente para sua subsistência’, de acordo com o estatuto da SPD”, lembra o parlamentar.

Hilton Coelho destaca ainda “o papel da atual presidenta, a educadora Ligia Margarida de Jesus, que, ao tomar conhecimento da entidade, nas suas atividades de militância no Subúrbio Ferroviário de Salvador, resolveu ir até lá para se filiar. Busca agregar aos homens mais velhos a renovação, atraindo militantes dos movimentos negros e feministas, mulheres e pessoas mais jovens. As atividades da SPD também se diversificaram. Passaram a apoiar comunidades quilombolas na Bahia, hoje são 17, com cooperação técnica e pequenas doações”.

Para o legislador, “em vista da extrema relevância para a sociedade baiana e, especialmente, para a luta do povo negro, a ALBA apresenta congratulações pelos 188 anos da SPD. Sua sede fica localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Centro Histórico em Salvador, sendo considerado um dos espaços fundamentais para a resistência histórica do povo negro da Bahia, abrigado formações, cursos, palestras e reuniões que são importantes para o fortalecimento da luta negra e popular de nossa terra. Deve ser sempre lembrada e parabenizada”, conclui Hilton Coelho.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113537 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]