Secretários de Educação do Nordeste celebram 99 anos do educador Paulo Freire

Evento presta homenagem póstuma durante os 99 anos do educador Paulo Freire.Evento presta homenagem póstuma durante os 99 anos do educador Paulo Freire.

Secretários de Educação dos estados da região Nordeste do Brasil celebraram, nesta quinta-feira (17/09/2020), os 99 anos do educador Paulo Freire, considerado o patrono da educação brasileiro, durante live transmitida no YouTube. O evento online, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte (RN), teve como tema “A importância de Paulo Freire em tempos atuais” e contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e do secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues. A atividade integra uma série de lives em comemoração ao educador pernambucano.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou a importância das comemorações pelo legado de Paulo Freire. “Este evento de hoje tem um simbolismo muito especial para a vida de todos nós. Afinal de contas, estamos falando de uma região que deu de presente ao mundo Paulo Freire, que é referência até hoje para todos nós, que amamos a liberdade, a democracia e, portanto, sabemos do papel estratégico da defesa da democracia. É uma alegria recepcionar este evento hoje, na condição de governadora do Rio Grande do Norte, o estado que abrigou a primeira experiência com a alfabetização em 40 horas na querida cidadezinha de Angicos”.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também ressaltou as contribuições de Paulo Freire para a Educação do Brasil. “Celebrar agora 99 anos e daqui a pouco 100 anos é, na verdade, uma boa referência para nós que, neste Brasil, estamos vivendo um momento difícil da democracia e da inclusão. A atitude de Paulo Freire revelou coragem e um projeto de alfabetização e de educação inclusiva. Nós temos de um lado o grande desafio de seguir, manter e ampliar o que Paulo Freire nos escreveu, nos ensinou e nos orientou. Mas, ao mesmo tempo, este desafio se torna leve porque a própria atitude dele nos orienta, ensina e guarda. Então, é muito prazeroso celebrar o ano preparatório de 100 anos e nós aqui também estamos celebrando, em 2020, os 120 anos do baiano Anísio Teixeira”.

O secretário da Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, também reforçou a influência do educador. “Homenagearmos Paulo Feire é algo que deveria ser feito em todo o país, pois ele deve ser conhecido como um grande brasileiro que contribuiu muito com toda essa trajetória e pelo trabalho que ele desenvolveu em torno da educação ao longo do tempo. Todos os ensinamentos dele ainda inspiram todos os nossos professores. Ele também é importante para Pernambuco, pois foi nascido em Recife, e um dos marcos da vida dele é o trabalho que foi feito no Rio Grande do Norte”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]