Secretaria da Cultura de Feira de Santana reafirma apoio às baianas do acarajé

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer reafirmou o compromisso do Governo Municipal em apoiar as baianas de acarajé durante reunião com representantes do segmento.Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer reafirmou o compromisso do Governo Municipal em apoiar as baianas de acarajé durante reunião com representantes do segmento.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) reafirmou o compromisso do Governo Municipal em apoiar as baianas de acarajé. Para tanto, o titular da pasta, Jairo Carneiro Filho, defende a regulamentação da profissão em Feira de Santana, a partir da criação de uma entidade representativa da categoria.

Somente a partir daí, a exemplo do que já ocorre em Salvador, a administração municipal pode definir ações que atendam às necessidades dos profissionais que vendem acarajé e outras iguarias. Dentre elas, também apoio específico para a classe durante o período da pandemia ou em outras situações emergenciais.

Para ouvir os pleitos da categoria, o secretário Jairo Carneiro Filho esteve reunido com representantes do segmento, dentre os quais as baianas Angélica do Carmo Bastos, Ana Cristina da Silva Santana e Maria do Carmo Silva Santos e o baiano do acarajé Aristides Lopes Maltez. Também presente Lourdes Santana, representando o Núcleo Odungê, além de Geovanny Ferreira, da Seprev.

Jairo Filho reafirmou o compromisso do Governo Municipal em apoia-los por se tratar de um patrimônio imaterial reconhecido em lei. “Estamos à inteira disposição para que a gente equacione e atenda os pleitos”, frisou.

A Secel pretende marcar uma nova reunião com as baianas e baianos do acarajé, dentro em breve, visando discutir a regulamentação da categoria e estratégias de ações em apoio a esses profissionais.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]