SEC Bahia celebra oito anos do Programa Ciência na Escola que estimula a iniciação científica em sala de aula

Encontro virtual ‘A Bahia faz Ciência; desafios da iniciação científica na Educação Básica’.Encontro virtual ‘A Bahia faz Ciência; desafios da iniciação científica na Educação Básica’.

Para comemorar os oito anos do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), foi iniciado, na manhã desta quarta-feira (09/09/2020), o encontro virtual “A Bahia faz Ciência – desafios da iniciação científica na Educação Básica”, no canal do Youtube Educação Bahia. Com mesas-redondas e palestras, o evento segue até quinta-feira (10).

 Lançado em 2012, o Programa Ciência na Escola desenvolve um ambiente de aprendizagem que favorece na sala de aula a pesquisa e o incentivo ao protagonismo estudantil. Assim, proporciona aos estudantes o acesso à educação científica, a participação ativa em Clubes de Ciências e a produção de projetos de investigação científica para participação em Feiras de Ciências.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do PCE. “Sempre tivemos ciência na escola, mas com o programa pudemos sistematizar essa aprendizagem. E a simbologia dessa marca de oito anos é reconhecer o potencial de nossa juventude e dos professores com as diversas conquistas alcançadas na capital, nos municípios e nos territórios da Bahia”, afirmou.

A secretária de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI), Adélia Pinheiro, também falou sobre o PCE. “Existe um compromisso de desenvolver a ciência em todo o Estado e o Programa Ciência na Escola se torna fundamental por estimular a prática na base do ensino. Com os vários exemplos de projetos, constatamos o retorno que a prática vem exercendo na aprendizagem desses estudantes”, analisou.

Para o coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, o PCE é uma prática que transcende o seu papel na aprendizagem. “Temos que pensar no programa muito além da ação em si, como uma ferramenta que é discussão central no novo Currículo Bahia. São atividades que aproximam o estudante, cada vez mais, da escola e fortalecem a prática pedagógica na Educação Básica, apoiada por professores e uma equipe qualificada que trabalha em rede levando essa pauta para todas as áreas do conhecimento”.

Segundo o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Silva Filho, o PCE segue o ideal do educador baiano Anísio Teixeira, que recebe homenagens da SEC pelos 120 anos em 2020. “Tem tudo a ver com o que Anísio Teixeira concebia como Educação Integral. Uma aprendizagem de forma integral, possibilitando o protagonismo estudantil e as diversas possibilidades de aprendizagens fora do conceito apenas de sala de aula. Investir agora em ciência, tecnologia e inovação pode nos garantir um desenvolvimento social e cultural muito melhor”, definiu o professor, que esteve envolvido na criação da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), em 2009.

Ainda estiveram presentes Jailson de Andrade, presidente da Academia de Ciências da Bahia; Roseli Lopes, idealizadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE); e José Tosado, coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A mediação ficou a cargo de ex-estudantes da rede estadual e as participantes do Programa Ciência na Escola, Bruna Palmeira e Brizza Mota.

Programação comemorativa (transmissão: http://youtube.com/institutoanisioteixeiraiat)

(09/09) – Quarta-feira

13:35 horas – Mesa redonda 2: “Lugar de preto é na Ciência”

17:30 horas – Solenidade de celebração – “A Bahia faz Ciência: 8 anos do Programa Ciência na Escola”

(10/09) – Quinta-feira

8:40 horas – Live: “A arte revelando ciência”

10:05 horas – Diálogo com a professora Flávia Pacheco (Destaque FECIBA 2019)

10:07 horas – Contação de História

10:30 horas – Agradecimentos e encerramento

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]