Quinta Câmara Cível do TJBA aprova Moção de Congratulações em favor do almirante de esquadra Almir Garnier Santos, secretário-geral do Ministério da Defesa

Almirante de esquadra Almir Garnier Santos, secretário-geral do Ministério da Defesa.
Almirante de esquadra Almir Garnier Santos, secretário-geral do Ministério da Defesa.

A Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) aprovou nesta terça-feira (22/09/2020), à unanimidade, Moção de Congratulações em favor do almirante de esquadra Almir Garnier Santos, secretário-geral do Ministério da Defesa.

“O militar tem realizado relevantes serviços para o desenvolvimento estratégico do país e do estado da Bahia”, disse o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, ao justificar a apresentação da homenagem.

A sessão remota da Câmara do TJBA foi presidida pelo desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e contou com as presenças dos desembargadores Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, Márcia Borges Faria, Ilona Márcia Reis, Carmem Lúcia Santos Pinheiro, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, José Soares Ferreira Aras Neto e Baltazar Miranda Saraiva, proponente da homenagem, além de Rosário Passos da Silva Calixto, juíza substituta de segundo grau e de Maria das Graças Souza e Silva, procuradora de Justiça, integrante do Ministério Público da Bahia (MPBA).

Moção de Congratulações

O Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos nasceu em 22 de setembro de 1960, no Rio de Janeiro. Orgulha-se de sua longa relação com a Marinha do Brasil, tendo ingressado, aos dez anos de idade, como aluno do curso de formação de operários, na extinta Escola Industrial Comandante Zenethilde Magno de Carvalho.

Antes de assumir o desafiante cargo de Secretário-Geral do Ministério da Defesa em janeiro de 2019, comandou o 2º Distrito Naval por dois anos, sendo agraciado pela hospitaleira sociedade baiana com: a Comenda 2 de Julho (a maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia), a Medalha Thomé de Souza (Câmara Municipal de Salvador), a Medalha do Mérito Policial-Militar do Estado da Bahia, a Medalha do Mérito Policial Civil do Estado da Bahia, a Medalha Especial de Mérito da Magistratura da Bahia – TJBA 410 anos, a Medalha Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia – Comenda Ministro Coqueijo Costa e a Medalha Devocional do Senhor Bom Jesus do Bonfim; além dos títulos de cidadão soteropolitano e cidadão baiano, que muito o lisonjeiam.

O Almirante Garnier possui mais de 950 dias de mar, tendo sido condecorado com a Medalha Mérito Marinheiro (duas âncoras). Possui ainda vários prêmios e condecorações, incluindo-se a Medalha Ordem do Mérito da Defesa (Grã-Cruz); a Medalha Ordem do Mérito Naval (Grã-Cruz); a Medalha Ordem do Mérito Militar (Grande-Oficial); a Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (Grande-Oficial); a Medalha Ordem de Rio Branco (Grã-Cruz); a Medalha Mérito Judiciário Militar; a Medalha Mérito Desportivo Militar; a Medalha da Vitória; a Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias; a Medalha Militar e Passador de Platina; a Medalha Mérito do Pacificador; a Medalha Mérito Santos Dumont; a Medalha Mérito Tamandaré; e Medalhas-Prêmio Conde de Anadia, Almirante Marques de Leão e Escola de Guerra Naval, por suas primeiras colocações na Escola Naval, no Curso de Aperfeiçoamento em Eletrônica e no Curso de Estado-Maior, entre outras Medalhas-Prêmios concedidas por Marinhas amigas.

Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente da Quinta Câmara Cível

Cidade do Salvador, 22 de setembro de 2020

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]