Programa Chevening abre inscrições para edição 2020 bolsas de mestrado no Reino Unido

Candidatos podem se inscrever à bolsa do Governo Britânico até o dia 3 de novembro de 2020.Candidatos podem se inscrever à bolsa do Governo Britânico até o dia 3 de novembro de 2020.

O programa de bolsas Chevening do governo britânico abre hoje as inscrições para o ano letivo 2021-22. O Chevening apoia futuros líderes, possibilitando que estudem em qualquer universidade britânica, em qualquer programa de mestrado elegível, por um ano. Além de amplo apoio financeiro que cobre todos os custos com a universidade, de estadia e viagem, candidatos selecionados também ganham acesso a uma vasta gama de experiências acadêmicas, profissionais e culturais. As bolsas são concedidas aos candidatos que demonstram ter comprometimento e habilidades necessárias para criar impacto positivo uma vez que retornem ao Brasil.

Não há limite de idade e o programa é aberto a todas as áreas de formação, para cursos nas principais universidades do Reino Unido, que estão dentre as melhores do mundo.

O Chevening foi criado em 1983 e já levou mais de 50 mil pessoas de todo o mundo ao Reino Unido. O Brasil é um dos países com maior número de estudantes na América: mais de 1800 bolsistas brasileiros estudaram em cerca de 110 universidades britânicas. Em 2020, 46 brasileiros foram selecionados para receber a bolsa. Ao todo, a região nordeste já enviou 170 brasileiros para estudar no Reino Unido. Um dos compromissos do programa no Brasil este ano é diversificar mais os candidatos e bolsistas: encorajando mais inscritos negros, LGBTQIA+ e de outras minorias sociais.

Yves Zamboni, ex-bolsista Chevening de Pernambuco que realizou um mestrado em Política Pública na Universidade de Bristol em 2005, conta um pouco da sua experiência: “Meu ano como bolsista Chevening foi uma das melhores experiências que tive na vida, que mudou a minha vida pessoal e profissional, para melhor, para sempre. O Chevening ofereceu todas as condições para cursar o mestrado, incluindo todos os custos. O Reino Unido oferece condições perfeitas para um bom ano de aprendizado acadêmico em instituições de excelente qualidade, mas também existem inúmeras oportunidades de crescimento pessoal, a partir da convivência com pessoas de todos os lugares do mundo. O suporte do Chevening foi total, desde a partida do Brasil, proporcionando uma estadia segura e tranquila no país. Para mim o Chevening foi muito mais que um programa de bolsas, foi uma verdadeira janela de oportunidade para uma nova vida profissional e pessoal.”

Graham Tidey, Cônsul Britânico em Recife, destaca

“O Chevening é uma oportunidade única para profissionais nordestinos que demonstrem capacidade de liderança e vontade de gerar impacto local. Buscamos líderes que queiram aprofundar as alianças entre o Brasil e o Reino Unido. Também é importante que apresentem boas habilidades de relacionamento e tenham interesse em se envolver com todas as atividades que o programa oferece. Fazer parte do Chevening é muito mais do que apenas ganhar uma bolsa.”

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]