Prefeitura realiza exame PCR em drive-thru em policlínica e UPA de Feira de Santana

Coleta de amostras para realização do exame para Covid-19.
Coleta de amostras para realização do exame para Covid-19.

A Prefeitura de Feira de Santana está realizando exames RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 no esquema drive-thru na policlínica do Bairro Feira X, na UPA 24h do Bairro Queimadinha e no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde. A coleta das amostras é apenas para as pessoas notificadas que tiveram agendamento prévio.

O exame é feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz e da garganta por swab – espécie de bastonete gigante. O PCR comprova a infecção nos dias iniciais. Os critérios para notificação são determinados pelo Ministério da Saúde, através do relato de sintomas que o paciente apresenta.

A coleta é feita por profissionais da Saúde. Todos eles com os equipamentos de proteção individual para evitar contaminação. “Estamos utilizando o macacão impermeável, avental, touca, propé descartável, luvas, máscara N95. Além disso, o protetor facial também está sendo utilizado”, descreve a enfermeira Tamyles Moreira.

O exame PCR e teste rápido também podem ser feitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), policlínicas e na Vigilância Epidemiológica, além das unidades de saúde localizadas nos distritos. Vale salientar que, o período de sintomas determina qual exame será realizado. Todas as orientações para isolamento domiciliar, cuidados respiratórios e entre outros serão prestados pelo profissional de saúde.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110954 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]