Prefeitura de Feira de Santana recebe indicação da Câmara Municipal para colocar psicólogo nas escolas

Fabiano Nascimento (Fabiano da Van): o trabalho do psicólogo é fundamental não apenas no ensino infantil, mas nas mais diversas áreas, e pudemos constatar ainda mais a sua importância neste período de pandemia da Covid-19.
Fabiano Nascimento (Fabiano da Van): o trabalho do psicólogo é fundamental não apenas no ensino infantil, mas nas mais diversas áreas, e pudemos constatar ainda mais a sua importância neste período de pandemia da Covid-19.

Encontra-se no Gabinete do Prefeito, desde o ano passado, indicação de autoria do vereador Fabiano da Van (MDB) pedindo ao Poder Executivo a contratação de psicólogos para atuação nas escolas municipais. A proposta está fundamentada na Lei Federal nº 13.935/19, de 11 de dezembro de 2019, que determina a oferta de psicologia (e também de serviço social), de forma obrigatória, em todas as unidades da rede pública de educação básica no país, medida defendida esta semana na Tribuna da Câmara pela vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, Iara Maria Alves.

Ela compareceu à Câmara por iniciativa de Fabiano, em razão do Setembro Amarelo e do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, registrado este mês (dia 10). “O trabalho do psicólogo é fundamental não apenas no ensino infantil, mas nas mais diversas áreas, e pudemos constatar ainda mais a sua importância neste período de pandemia da Covid-19, quando o isolamento social e as restrições comerciais trouxeram reflexos negativos à saúde mental de milhões de pessoas, com forte impacto junto a alunos e também professores”, justifica o vereador.

No documento enviado ao prefeito, ele justifica que há “inúmeros casos de automutilação, aumento crescente de crianças e adolescentes com depressão, bem como várias formas de violência”. Fundamentado na orientação de especialistas, o vereador observa que, presente nas escolas, o profissional de psicologia contribuirá em diversos níveis, “inclusive na prevenção e tratamento de questões envolvidas no processo de ensino-aprendizagem e problemas relacionados à convivência familiar, que influi no desenvolvimento dos estudantes no ambiente escolar”.

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