Organização das Nações Unidas celebram Dia Internacional da Caridade

Homem descansa em um saco de arroz distribuído pela Qatar Charity para deslocados internos afetados por enchentes e conflitos em Jowhar, na Somália.
Homem descansa em um saco de arroz distribuído pela Qatar Charity para deslocados internos afetados por enchentes e conflitos em Jowhar, na Somália.

Este 5 de setembro de 2020 é o Dia Internacional da Caridade. Segundo a ONU, a caridade contribui para sociedades mais inclusivas e resilientes e pode aliviar os piores efeitos de crises humanitárias.

A data foi escolhida para homenagear a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Madre Teresa de Calcutá, que morreu em 5 de setembro de 1997 aos 87 anos.

Cidadã

Por mais de quatro décadas, a freira e missionária trabalhou cuidando de pobres, doentes, órfãos e pessoas à beira da morte na Índia e outros países.

Nascida do leste da Europa, em 1948 ela se tornou cidadã da Índia, 20 anos após chegar ao país, onde fundou a ordem Missionários da Caridade de Calcutá.

Neste Dia Internacional, a ONU afirma que a caridade ajuda a fornecer serviços de saúde, educação, moradia e proteção infantil. O ato da caridade também assiste com o avanço da cultura, da ciência, esportes e com a proteção do patrimônio cultural.

Mundo melhor

Ao estabelecer a data, a Assembleia Geral lembrou que a pobreza é uma ameaça à paz. O órgão elogiou o trabalho de Madre Teresa para assistir os marginalizados e as pessoas sem voz.

A erradicação da pobreza é o primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, aprovada em 2015, pelos países-membros da ONU.

Os ODSs, como são chamados, podem ser agrupados em seis áreas críticas: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. A meta é transformar a vida das pessoas e do planeta para que todos possam viver num mundo melhor.

Neste Dia Internacional da Caridade, a Assembleia Geral quer aumentar a mobilização de sociedades, ONGs e todos os interessados em ajudar a quem precisa através do trabalho voluntário ou de atividades filantrópicas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]algrandebahia.com.br.