Justiça eleitoral faz busca e apreensão em residência de ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes

Eduardo Paes é investigado pela Procuradoria Regional Eleitoral.
Eduardo Paes é investigado pela Procuradoria Regional Eleitoral.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta terça-feira na casa do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), por determinação da Justiça Eleitoral, informou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

O ex-prefeito foi denunciado à Justiça pelo juiz eleitoral Flávio Itabaiana por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

Os detalhes da denúncia ainda não foram revelados e o sigilo está sendo derrubado, segundo o TRE.

A defesa alega que não teve acesso aos autos. A assessoria do ex-prefeito confirmou que os agentes estiveram no imóvel de Paes na zona sul. Em nota, o prefeito associou a operação à corrida eleitoral na cidade.

“Às vésperas das eleições para a prefeitura do Rio, Eduardo Paes está indignado que tenha sido alvo de uma ação de busca e apreensão numa tentativa clara de interferência do processo eleitoral –da mesma forma que ocorreu em 2018 nas eleições para o governo do Estado. A defesa sequer teve acesso aos termos da denúncia e assim que tiver detalhes do processo irá se pronunciar”, disse em comunicado.

Paes vai concorrer à eleição à prefeitura do Rio este ano e deve ter como um dos principais adversários o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

Na semana passada, polícia e Ministério Público do Rio abriram investigações para apurar denúncias contra Crivella acusado de destinar funcionários públicos para a porta de hospitais com o objetivo de atrapalhar o trabalho da imprensa e intimidar pacientes.

O caso que, ficou conhecido como “Guardiões do Crivella“, também será investigado em uma CPI na Câmara Municipal, que rejeitou a abertura de um processo de impeachment do prefeito.

Recentemente, Paes virou réu em um processo na Justiça Federal em que é acusado de irregularidades na construção do Complexo Olímpico de Deodoro, uma das instalações para os Jogos olímpicos de 2016.

O ex-prefeito concorreu às eleições ao governo do Estado em 2018 e perdeu para Wilson Witzel (PSC), atualmente afastado do cargo por decisão do STJ.

O juiz Itabaiana foi quem investigou a suposta rachadinha no gabinete do ex-deputado estadual e agora senador Flávio Bolsonaro, na época em que o parlamentar ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

*Com informações de Rodrigo Viga Gaier, da Agência Reuters.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141151 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.