Ibama emite licença de instalação de Ferrovia de Integração Centro-Oeste

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL EF-334).
Construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL EF-334).

O Ministério da Infraestrutura anunciou nesta terça-feira (29/09/2020) que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) emitiu licença de instalação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), um projeto com investimento previsto em R$ 2,7 bilhões.

A emissão de licença permite que obras “estão aptas a serem iniciadas, a partir do próximo ano” do ponto de vista ambiental, afirmou o ministério em comunicado à imprensa.

A licença 383 quilômetros de ferrovia entre as localidades de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), permitindo a interligação do Vale do Araguaia, no Mato Grosso, com a Ferrovia Norte-Sul, “favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), de Itaqui (MA) e, no futuro, de Ilhéus (BA)”.

Segundo a pasta, o trecho envolve obras em 12 municípios, que serão realizadas pela Vale, por meio de investimentos cruzados, depois que a empresa obteve a prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) neste ano.

Mais cedo neste mês, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que contrato para viabilizar a Fico será assinado em novembro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121756 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.