Heloísa Prazeres realiza live de lançamento do livro Tenda Acesa

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Cartaz anuncia lançamento do livro Tenda Acesa Poemas.
Cartaz anuncia lançamento do livro Tenda Acesa Poemas.

A escritora, tradutora e doutora em literatura Heloísa Prazeres e a Scortecci Editora promovem no dia 24 de setembro de 2020 (quinta-feira), das 19:30 às 21 horas, a live de lançamento do livro de poemas Tenda acesa, através do Zoom “Literário” (Id da reunião: 725 467 5353). Ilustrado com a reprodução de pinturas do artista visual Jamison Pedra e arte da capa de Daniel Prata Prazeres, “Tenda acesa” é o terceiro livro de poemas da autora e reúne composições dispostas em quatro divisões. Constituem os temas do livro a essência do viver, os riscos dos contextos contemporâneos, ao longo da atual pandemia, a convivialidade e trânsitos (viagens curtas ou prolongadas).

Por meio da linguagem lírica Heloísa Prazeres aborda a incomunicabilidade, o luto moral, as relações possíveis no mundo contemporâneo. A partir de uma perspectiva da vivência social e intelectual feminina. “A metáfora TENDA é uma imagem feminina, da qual me aproprio, ampliando-a. A obra destina-se ao público cuja insatisfação com a realidade o leve a buscas complementares na arte da palavra. Creio que as leitoras se beneficiarão”, expressa a autora, acrescentando ainda que há um forte apelo de imagens femininas na obra.

Tenda acesa (PRAZERES, 2020) é um retorno à escrita poética, atividade impactada, contemporaneamente, por contextos acentuados de crise e dispersão − ainda mais provocadores, desde o início deste segundo decênio do século, quando o mundo sofre os efeitos de uma pandemia de âmbito global. O título da obra é, por isso, a afirmação da palavra poética, por meio do signo “tenda”, associado a fragilidades e abrigos efêmeros, mas vivo, aceso.

A obra está dividida em quatro partes, compreendendo, 1, a teimosia da amorosidade, “O ouro da vida”; 2, a afirmação do sentimento de companhia e união sustentável entre humanos, “poesiasemprepossível”; 3, percepção subjetiva da experiência existencial, “Olhos capitais”; e uma quase separata, 4, intitulada ”Trânsitos”, celebração momentânea à liberdade, à viagem real, aos deslocamentos seguros, inclusive para outros hemisférios e continentes. “Tema que se deve à minha peculiar biografia, ou seja, família dispersa, quando as fronteiras do mundo se pulverizaram. Em contraponto, exploro a geografia afetiva, os lugares de origem, que reclamam por exaltação, citações a pessoas referenciais e a topônimos de origem”, diz a escritora.

A autora

Heloísa Prazeres é natural de Itabuna, BA, possui textos publicados com produtores de Artes Visuais (Cinema e Fotografia). Citada no Dicionário de Autores Baianos. Salvador: SECULT, 2006, e no Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, CEPA, 2015. Seu primeiro livro, ensaios, data do início dos anos 2000, o segundo, poemas, Pequena história (PRAZERES, 2014), O terceiro, poemas, Casa onde habitamos (2016), o quarto, ensaios, Arco de sentidos, literatura, tradução e memória cultural (2018).

Publicou, em livro, Temas e teimas em narrativas baianas do Centro-Sul. FCJA; UNIFACS; SECULT, 2000; Pequena História, poemas selecionados. Salvador: Quarteto, 2014; Antologia Outros Riscos do Prêmio DamárioDaCruz de Poesia. Salvador: FPC/ SecultBA e Quarteto, 2013; Poetas da Bahia, III. Salvador: Expogeo, 2015 e Antologia 5º Prêmio Literário de Poesia, Portal Amigos do Livro, São Paulo: Scortecci, 2015 Medalha de Bronze do I Concurso Literário da AECALB, Rio de Janeiro, 2016.

Bacharel e Mestre em Letras pela UFBA. Cumpriu doutorado em Literaturana Universityof Cincinnati, OH. EUA. Professora Adjunta, aposentada do IL da UFBA. Foi titular na Universidade Salvador, UNIFACS. Coordenou o Núcleo de Referência Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123164 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.