Feira de Santana: Merendeiras e auxiliares de serviços gerais que atuam nas escolas recebem orientações de biossegurança para um possível retorno às aulas

Instruções estão sendo passadas às merendeiras que atuam nas escolas da Rede Municipal de Educação durante as formações ministradas pela equipe da Secretaria da Saúde.Instruções estão sendo passadas às merendeiras que atuam nas escolas da Rede Municipal de Educação durante as formações ministradas pela equipe da Secretaria da Saúde.

Utilizar água sanitária ou desinfetante para limpar bancadas; não compartilhar talheres ou panos de pratos; manter ambientes ventilados e portas abertas. Essas são algumas das instruções que vêm sendo passadas às merendeiras que atuam nas escolas da Rede Municipal de Educação durante as formações ministradas pela equipe da Secretaria de Saúde, SMS, desde o último dia (10/09/2020).

Os encontros estão acontecendo no auditório da SMS. Na manhã desta segunda-feira, 14, duas turmas participaram da iniciativa que visa capacitar essas profissionais, dando-lhes orientações que proporcionam maior segurança para todos no momento de retorno às aulas. As formações seguem até o dia 1º de outubro e também terão como público os funcionários auxiliares de serviços gerais – estes, a partir desta terça-feira, 15.

Os encontros presenciais seguem as orientações de biossegurança. O número reduzido de participantes garante o distanciamento como medida de proteção. Em geral, as turmas assistem à formação em horários diferentes e cada uma é composta por uma média de 30 profissionais – o auditório pode receber até 120 espectadores. Todos devem utilizar máscaras e têm álcool em gel à sua disposição durante os encontros.

As medidas apresentadas às merendeiras e auxiliares de serviços gerais integram o protocolo de biossegurança de volta às aulas que vem sendo elaborado pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde. Essas estratégias só serão postas em prática após o parecer técnico do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19, autorizando o retorno às atividades presenciais. Ainda não data definida.

As formações são ministradas por Nancy Oliveira, enfermeira e referência técnica do programa Saúde na Escola da SMS, em companhia de Neuza Silva, enfermeira e mestra em Saúde Coletiva. Também participa Maricélia Lima, enfermeira e doutora em Saúde Coletiva – estas duas últimas são membros do Comitê.

“O processo de reabertura é complexo; demanda esforços e práticas sanitárias que não faziam parte do nosso cotidiano – o distanciamento, uso de máscara e cuidados específicos no momento das refeições, entre outros. Por isso, é extremamente importante capacitar estes profissionais para que eles atuem promovendo a biossegurança e também para que sejam multiplicadores desses conhecimentos e novos hábitos”, explica Nancy.

A professora Jozelia Araujo, diretora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, pontua que essa é mais uma etapa do planejamento do Governo Municipal para o retorno às aulas. “Essa parceira com a SMS é de suma importância por que é ela quem nos direciona em questões de biossegurança. Gestores, professores e coordenadores pedagógicos já foram apresentados ao nosso Plano de Contingência. Agora é a vez destes profissionais”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]