Feira de Santana: Estudante ganha referencial da heroína Maria Quitéria, no Casarão dos Olhos D’Água

Marcos Lima: uma feirense, para o orgulho de todos nós.
Marcos Lima: uma feirense, para o orgulho de todos nós.

Os estudantes de Feira de Santana vão ser os maiores beneficiados com a reinauguração, pela Prefeitura, do Casarão dos Olhos D’Água, localizado na Rua Doutor Araújo Pinho, 1331, Bairro Olhos D’agua.  A avaliação é do vereador Marcos Lima (DEM), que falou nesta segunda-feira (21/09/2020) sobre a entrega da obra, pela administração municipal, na última sexta-feira.

A antiga edificação é considerada ponto de origem desta cidade. Segundo ele, os alunos das redes pública e privada de ensino passam a contar, a partir de agora, com uma fonte de pesquisa sobre a maior heroína do Estado, “uma feirense, para o orgulho de todos nós”. Se refere ao Memorial a Maria Quitéria, montado no imóvel e que já se encontra à disposição para visita do público.

O Casarão, administrado pela Fundação Cultural Egberto Costa, abre diariamente de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 14 às 17:30 horas. A obra custou R$ 200 mil aos cofres públicos (os donos do imóvel o cederam à Prefeitura, para que faça a gestão do espaço). A inauguração aconteceu no dia 18 de setembro, data em que Feira de Santana comemorou 187 anos de emancipação política. “um grande presente de aniversário para a nossa população”, diz Marcos Lima.

No local já estão funcionando várias academias culturais do município (Letras e Artes; Educação; Letras; Medicina;  Ciências e Artes e  Regional de Letras Jurídicas, além do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana). A história indica que o Casarão dos Olhos D’agua foi construído pelo casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, considerados primeiros moradores de Feira.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112764 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]