
Curitiba é a capital e maior cidade do Estado do Paraná. Localizada na Região Sul do país, a cidade ficou conhecida por ser uma das melhores cidades no quesito qualidade de vida do Brasil. A oitava região brasileira mais populosa, com cerca de dois milhões de habitantes, também é referência em beleza, uma vez que é dona de pontos turísticos como a Praça Garibaldi, o Museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arame, o Jardim Botânico de Curitiba, a Rua XV de Novembro e a Praça do Japão. Ao longo do ano, a capital tem temperaturas amenas, com alta no verão, e frio que não costuma ultrapassar 0º C.
Curitiba: Cidade sorriso
Também conhecida como Cidade Sorriso e Capital das Araucárias – por conta da presença da vegetação de araucária -, Curitiba possui uma característica cosmopolita típica das grandes metrópoles, misturada a uma hospitalidade e uma tranquilidade interioranas que irão lhe conquistar logo de cara. Cenário para filmes e novelas, a cidade de ares frios no inverno é casa para um dos mais belos cartões-postais brasileiros, a Ópera de Arame, um teatro de delicadeza e modernidade inigualáveis construído com grandes estruturas metálicas sobre um lago.
Admirando a arquitetura, viaje no pensamento imaginando quão belas podem ficar as apresentações por aqui. Rodeada de reflexos da colonização europeia, de alemães a ucranianos, a capital paranaense é também permeada por diversas referências culturais, agregando o Parque Tingui, uma homenagem aos indígenas que moravam na região, e a Praça do Japão, que celebra todos os moradores japoneses da cidade, com réplicas de casas e até um Buda. Fotos e mais fotos depois, você ainda irá se admirar com o Jardim Botânico de Curitiba, que já deve ter passado bastante pelo seu olhar quando estava entre os finalistas ao título de maravilha do mundo.
O jardim tem inspiração francesa e seduz por sua diversidade. Com fôlego de sobra, não esqueça que você está pisando em um dos solos mais prósperos do Brasil. Fundada em 1623, Curitiba tornou-se capital em 1853 e, desde então, não parou de crescer. Hoje possui baixos índices de analfabetismo e ficou conhecida por oferecer a melhor qualidade de vida do país. Portanto, esteja pronto para desfrutar do bom e do melhor, ladeado ainda por cultura de primeira linha servida pelo Museu Oscar Niemeyer, lugar que impressiona pela arquitetura inovadora e pelas diversas mostras de artes plásticas. Depois de tantos passeios, a noite nos restaurantes curitibanos promete ¿ afinal, como resistir a churrasco, queijos, vinhos e tantas outras delícias? Após tudo isso, fácil entender o apelido de Cidade Sorriso.
Dica
Curitiba é uma cidade extremamente agradável para se andar a pé. O clima e a paisagem favorecem a caminhada. Aproveite o friozinho para dar uma volta com o antigo trem da cidade, passando por suas diversas serras e montanhas de vastos campos verdes. Visite o Bairro Alto, onde um acampamento de garimpeiros portugueses deu início ao povoamento dos primeiros campos curitibanos. Hoje o espaço é marcado pelo Parque Histórico de Curitiba.
Pontos turísticos
Praça Garibaldi: Também conhecida como Largo do Rosário, a praça possui construções históricas valiosas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Uma das maiores universidades do Brasil, abarca um prédio histórico que começou a ser construído em 1912.
MUSEU OSCAR NIEMEYER
Com arquitetura inovadora ,é um dos diversos museus localizados no centro da cidade. Dedicado somente a artes plásticas.
PAÇO DA LIBERDADE
Atualmente abrigando o Sesc Curitiba, é um centro cultural e marco da cidade.
ÓPERA DE ARAME
Teatro de belíssima estrutura, foi construído em cima de um lago com grandes estruturas metálicas.
PARQUE TANGUÁ
Localizado próximo ao rio Barigui, onde antigamente ficavam duas pedreiras.
PARQUE TINGUI
Homenagem aos índios que moravam na região, o parque conta com ciclovia e pista de corrida paralela ao rio.
JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA
Inspirado nos grandes jardins franceses, foi um dos finalistas na competição pelo título de uma das sete maravilhas do mundo.
RUA XV DE NOVEMBRO
Fechada para o trânsito de veículos em 1712, a rua é usada para comércio informal e uma boa opção para passeios a pé.
PRAÇA DO JAPÃO
A praça presta uma homenagem aos moradores japoneses, com réplicas de casas e até um Buda no meio da praça.










