Crianças celebram 187 anos de Feira de Santana em coral virtual

Coral virtual com alunos da Escola João Paulo I.Coral virtual com alunos da Escola João Paulo I.


Tradicional apresentação dos alunos do 3º Ano da Escola João Paulo I (JPI), cantando na escadaria da Prefeitura Municipal, no dia do aniversário de Feira de Santana, que completa 187 anos nesta sexta-feira (18/09/2020), ganhou um novo formato neste ano por conta da pandemia.

Os mais de 100 estudantes participaram de um coral virtual em que cantam o hino à cidade. A aluna Sarah Guedes falou da admiração que tem pelo município. “Admiro como você acolhe quem te visita e como você oferece tantas oportunidades. Encanta-me o teu comércio forte. Ah! E eu amo teu pôr do sol, que no início parece arco-íris, e depois degradê alaranjado. Como eu te amo, Feira! E, neste ano, eu e meus colegas aprendemos mais sobre tua história. Me chamou a atenção o modo tão rápido que você cresceu. Feliz Aniversário, Feira!”, disse.

João Lucas destacou o quanto é significativo conhecer o local onde reside. “Considero muito importante estudar sobre a cidade onde moramos, porque aprendemos como ela começou e sobre as mudanças que ocorreram com o tempo”, declarou.

Isabela Dias lembrou um pouco da história do município. “Minha Feira de Santana, em 1° lugar parabéns pelos seus 187 anos, desejo que você seja muito abençoada! Em 2° lugar, quero que saiba que fiquei muito feliz por saber que você se originou de uma pequena fazenda que depois virou povoado, vila… até se transformar nesta grande cidade. Estou gostando de continuar aprendendo sobre a tua história”, pontuou a aluna.

Integrante da coordenação do Ensino Fundamental I, Karine Oliveira contou como foi a produção do vídeo. “Nosso grande presente para a cidade foi o ‘Coral Virtual Princesa do Sertão’. As crianças cantaram o hino com uma ‘batida’… percussão diferenciada. Cada uma gravou em sua residência. Depois, em estúdio, juntamos essas vozes. Ficou lindo! Essa ação integra o projeto ‘Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre’”, revelou.

Sobre o projeto

No ‘Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre’, desde o começo do ano letivo, professores do 3º Ano, por meio de reflexões e vivências, trabalham o município via uma contextualização histórica cheia de ludicidade. Durante o projeto, os estudantes, com auxílio das suas famílias e virtualmente, neste ano, também biografam pessoas que contribuem ou contribuíram para o bem da cidade.

A apresentação na Prefeitura Municipal, que neste ano seria a 8ª, inicia a etapa do projeto chamada de ‘Expedição Histórica’, que tem sequência nos próximos dias com o seguinte roteiro virtual: Museu Casa do Sertão; Parque da Lagoa; Casarão Fróes da Motta; tour histórico pelo centro do município, com paradas programadas em locais como Estádio Joia da Princesa e Centro de Cultura Maestro Miro; e finaliza nos distritos Tiquaruçu e Humildes. Karine Oliveira destacou ainda os objetivos do ‘Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre’. “Fazer os alunos compreenderem que um povo sem memória é um povo sem identidade, possibilitar que eles conheçam mais a Princesa do Sertão, fazer eles participarem da história local e terem orgulho de Feira de Santana”, concluiu.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]