Com investimento de R$ 4,4 milhões, governador Rui Costa entrega UBS e Academia da Saúde em Pirajá

Governador Rui Costa inaugura a Unidade Básica de Saúde (UBS) e Academia de Saúde no bairro de Pirajá, em Salvador.
Governador Rui Costa inaugura a Unidade Básica de Saúde (UBS) e Academia de Saúde no bairro de Pirajá, em Salvador.

Menos de uma semana após entregar uma Emergência Pediátrica, em Pirajá, o governador Rui Costa inaugurou, na manhã desta quarta-feira (09/09/2020), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Academia da Saúde. O investimento do Estado nas duas estruturas, em obras e equipamentos, é de aproximadamente R$ 4,4 milhões.

Rui lembrou que os equipamentos  construídos pelo Estado serão cedidos para a administração da Prefeitura Municipal de Salvador. “Na semana passada, viemos a Pirajá inaugurar uma emergência pediátrica, e hoje estamos fazendo a entrega da UBS e de uma academia de saúde, equipamento que visa estimular a população a fazer exercícios físicos. Esta já é a sexta Unidade Básica que o Governo do Estado entrega somente em Salvador, onde também já inauguramos unidades do CAPS e outras academias de saúde. Além disso, em breve, estarão prontas duas policlínicas, uma localizada em Narandiba, e o utra em Escada, no Subúrbio. As duas estão com obras avançadas”, revelou o governador.

Presente no evento, o prefeito ACM Neto falou sobre a expectativa de atendimentos na UBS entregue nesta quarta. “A estimativa é que, por dia, quase 500 pessoas sejam assistidas nesta unidade de saúde em Pirajá. Quero destacar, mais uma vez, a importância desta parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador. Já são seis unidades básicas entregues pelo governo somente este ano”, enfatizou.

Reforço para a saúde da capital  

Do tipo III, a UBS de Pirajá vai ofertar consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, bem como encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) coordenou a obra dos dois equipamentos e o titular da pasta, Fábio Vilas-Boas, lembra que ” na UBS, serão três equipes de saúde da família, três de saúde bucal, reforçando a cobertura em atenção primária desta região e possibilitando que o Estado se aproxime do compromisso de ampliar essa cobertura para pelo menos 70%, na capital”.

O líder comunitário Luiz Portela ressaltou que a Unidade Básica de Saúde era uma necessidade da população. “É uma obra que era ansiada por toda a comunidade e todos estão muito felizes”, garantiu.

A Academia da Saúde conta com diversos equipamentos para exercícios ao ar livre, entre eles abdominal, barra e apoio. A Academia da Saúde e a UBS ficam lado a lado, na Rua Elísio Mesquita, sem número. No local, o governador plantou uma muda de Pau Brasil, durante a agenda desta quarta-feira.

Vista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Pirajá, em Salvador.
Vista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Pirajá, em Salvador.
Academia de Saúde do bairro de Pirajá, em Salvador.
Academia de Saúde do bairro de Pirajá, em Salvador.
Sobre Carlos Augusto 9405 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).