Centro de Prevenção ao Câncer de Feira de Santana promove ação de alerta sobre o suicídio

Participaram pacientes, acompanhantes e funcionários do órgão municipal. Além de palestra sobre o tema, foram distribuídos panfletos e a exibição de vídeo ilustrativo do Centro de Valorização à Vida de Feira de Santana.
Participaram pacientes, acompanhantes e funcionários do órgão municipal. Além de palestra sobre o tema, foram distribuídos panfletos e a exibição de vídeo ilustrativo do Centro de Valorização à Vida de Feira de Santana.

Chamar a atenção para a prevenção ao suicídio e alertar para os sinais que podem levar a pessoa a cometê-lo foi o propósito da mobilização de conscientização realizada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, através do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer, na última quinta-feira (10/09/2020). A atividade teve como tema “Setembro Amarelo, sentimentos e verdades acerca do suicídio”.

Participaram pacientes, acompanhantes e funcionários do órgão municipal. Além de palestra sobre o tema, foram distribuídos panfletos e a exibição de vídeo ilustrativo do Centro de Valorização à Vida de Feira de Santana, com objetivo de informar ainda de que forma cada um poderá ajudar uma pessoa com pensamentos e atitudes suicidas. A organização foi da psicóloga Ana Regina Gonçalves e da estagiária em psicologia, Letícia Reis.

Segundo a psicóloga do CMPC há ainda muito preconceito ao falar sobre o assunto. “Percebemos que ainda há resistência em querer falar sobre suicídio, mais falar sobre, é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que são identificadas. Não devemos deixar de nos alertar para os sinais que a pessoa vai dando antes de cometer um atentado sobre a própria vida”, afirmou Ana Regina.

De acordo com o Ministério da Saúde estima-se que, anualmente, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio e, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 atentam contra a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, tornando-se, a 15ª causa de mortalidade na população geral; entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte.

Setembro amarelo

Trata-se de uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. Uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112664 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]