Cai o número de novos casos da Covid-19 em Feira de Santana e índice aponta retração do vírus; Óbitos reduziram mais de 50% no mês de agosto de 2020

Os dados foram apresentados pela Coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, a médica infectologista Melissa Falcão, durante coletiva online.
Os dados foram apresentados pela Coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, a médica infectologista Melissa Falcão, durante coletiva online.

Feira de Santana encerrou agosto com 1.924 novos casos da Covid-19, enquanto no mês anterior 3.528 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus. Os dados apontam queda de 45,46%, reduzindo quase a metade o número de novas contaminações. As informações são da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo a Rede Covida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Número Reprodutivo da Covid-19 (Rt) apresenta queda constante, no município, e se manteve abaixo de 1 desde o dia 2 de agosto.

O Rt é o principal índice epidemiológico, que aponta expansão ou retração da doença em determinado local. Se está acima de 1, indica que uma pessoa infectada pode transmitir a Covid-19 para outra, ou seja, a doença está em expansão. Se está abaixo de 1, indica que o vírus está em retração.

Os dados mais atualizados indicam que o Rt em Feira é de 0.5. Em Salvador e no estado da Bahia o índice está em 0.8, enquanto no Brasil é de 0.9.

Nos últimos cinco dias, conforme a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o crescimento de casos na cidade foi de 3,25%, abaixo do que foi registrado no estado, que chegou a 3,58%.

Agosto também fechou com 85,21% dos pacientes recuperados da Covid-19. Das 8.997 pessoas que contraíram o coronavírus, 7.666 estão curadas. E até o momento, 1.146 é o número de casos ativos, no município.

Óbitos por Covid-19 reduziram mais de 50% em agosto

O número de óbitos em decorrência da covid-19 fechou agosto em queda. Foram 41 vítimas da doença ao longo do último mês, frente a 83 em julho. Uma redução de 50%. Os dados foram apresentados pela Coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, a médica infectologista Melissa Falcão, durante coletiva online realizada nesta terça-feira (1º).

Feira de Santana permanece com a segunda menor taxa de mortalidade entre as 10 maiores cidades da Bahia. O índice no município, segundo dados da própria Sesab, é de 30,58 a cada 100 mil habitantes. Os índices mais elevados são de Ilhéus (122,59), e Itabuna (90,05).

A capital aparece em terceiro, com 84,39. A taxa de mortalidade em Feira está abaixo do registrado na Bahia, que é de 36,28 a cada 100 mil habitantes, e do Brasil, que é de 57,84.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108823 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]