Brasil terá maior fábrica de vacinas da América Latina; CIBS será construído no Rio de Janeiro

Ilustração do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Bio-Maguinhos), Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.Ilustração do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Bio-Maguinhos), Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A Fundação Oswaldo Cruz e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) assinaram nesta quinta-feira (17/09/2020) acordo para instalação da maior fábrica de vacinas da América Latina. O Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS) vai ocupar uma área de 580 mil metros quadrados e terá capacidade de produção de 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano e será instalada em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro.

As vacinas contra meningite, hepatite e tríplice bacteriana, que atualmente são importadas, vão passar a sair do polo. O acordo prevê a construção de nove prédios e a inauguração está prevista para 2023 e deverá gerar 5 mil empregos diretos. O complexo será responsável por toda produção de vacinas da Fiocruz, inclusive a de covid-19, quando esta for aprovada.

O CIBS

O Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS) passou por investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em terraplanagem, estaqueamentos de toda área, construções dos blocos e cintas bem, como na aquisição dos principais equipamentos de produção.

O CIBS será constituído de nove prédios, englobando processamento final; embalagem; armazém de matéria-prima; armazém de produto terminado; controle e garantia da qualidade; utilidades em geral; e centrais de tratamento de resíduos e efluentes. A capacidade de produção é estimada em 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano, podendo aumentar dependo do mix de produtos.

*Com informações da Agência Brasil.

Ilustração do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Bio-Maguinhos), Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Ilustração do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Bio-Maguinhos), Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]