Vereador solicita informações sobre casos de Dengue e Chikungunya em Feira de Santana e aponta irregularidades encontradas no SAMU

Roberto Tourinho: quais providências estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para conter este crescimento de notificações?
Roberto Tourinho: quais providências estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para conter este crescimento de notificações?

Na sessão legislativa desta quarta-feira (05/08/2020), da Câmara Municipal de Feira de Santana, foi aprovado, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 065/2020,  de autoria do vereador Roberto Tourinho (PSB), que solicita do prefeito Colbert Martins da Silva Filho (MDB) informações sobre notificações da Dengue e Chikungunya, bem como as ações do Governo do Município para conter o avanço da doença, na cidade.

O edil pede que sejam prestadas as seguintes informações: “Quantas notificações de Dengue e Chikungunya já foram registradas de janeiro de 2020 até a presente data? Quais são os bairros com os maiores números de notificações? Quais providências estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para conter este crescimento de notificações? Quais providências o Município vem adotando com o Governo do Estado para conter o crescimento das referidas doenças na cidade? Como funciona o serviço de dedetização em veículos conhecidos como Fumacê?”.

Roberto Tourinho aponta irregularidades encontradas no SAMU durante inspeção

Em pronunciamento, na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Roberto Tourinho (PSB) noticiou a inspeção realizada na central de operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e criticou o posicionamento de parlamentares da base governista que rejeitaram o seu requerimento que solicitava informações sobre possíveis irregularidades no serviço.

O edil informou que, apesar do seu requerimento ter sido rejeitado no plenário da Casa da Cidadania, uma equipe multidisciplinar do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Comitê de Enfermagem para Enfrentamento da Covid-19 realizou uma inspeção na central de operações do Serviço, onde encontrou “inúmeras irregularidades” envolvendo o meio ambiente e as condições de trabalho dos profissionais do SAMU.

“Contaminação pela Covid-19 em funcionários do SAMU, falta de EPIs, profissionais colocando colchões no chão para dormir, central de esterilização inadequada, além de outras irregularidades”, descreveu o edil. E completou: “Precisou que o Ministério Público do Trabalho e o Comitê de Enfermagem fizessem com que o poder público reconheça as irregularidades existentes no SAMU de Feira de Santana”.

Ainda na tribuna, Roberto Tourinho voltou a denunciar o “sucateamento” da Guarda Municipal ao afirmar que ainda existem profissionais sem farda e alertar para a presença de quatro viaturas doadas pela Polícia Rodoviária Federal que “nunca foram consertadas, chegaram no guincho e ficaram lá”. “Lamentavelmente, o que nós estamos vendo hoje é a total destruição do município”, concluiu.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106692 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]