Teste de calha do Rio Paraguaçu é suspenso; Votorantim Energia desenvolve simulação computacional para Lago de Pedra do Cavalo

Vista da represa de Pedra do Cavalo, em Cachoeira.
Vista da represa de Pedra do Cavalo, em Cachoeira.

A Votorantim Energia, gestora da Usina Hidrelétrica (UHE) de Pedra do Cavalo, informa que o teste de calha do Rio Paraguaçu, que seria realizado no dia 17 de agosto de 2020, foi suspenso, conforme comunicação recebida da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). A empresa iniciou o investimento em uma simulação computacional a partir de um mapa virtual das margens e calha do rio Paraguaçu. A proposta da empresa se mostrou como uma alternativa aceita pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, em razão do cenário de pandemia e as medidas de restrição de locomoção e isolamento social recomendados pelas autoridades de saúde. Considerando todas as etapas do novo projeto digital, a expectativa é que a simulação virtual seja concluída dentro de alguns meses.

A companhia iniciou o investimento na solução digital que fará o mapeamento do relevo e das margens e calha do rio Paraguaçu, com alta precisão. A simulação computacional será capaz de prover resultados similares ao teste de calha real e fornecerá dados sobre a elevação do nível do rio, ao longo da calha, com diferentes volumes de vertimento da água, o que permitirá o planejamento operacional adequado para avaliar a segurança das comunidades da região.

Em nota, a Votorantim Energia (VE) diz ter consciência dos desafios e da responsabilidade, e reafirma o compromisso em manter a sociedade e comunidade local informadas sobre todas as ações realizadas pela empresa nas comunidades no entorno da UHE Pedra do Cavalo. Isso significa um legado de melhores práticas e respeito, que direcionam as nossas ações e decisões para a manutenção do relacionamento de confiança.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]