Rio de Janeiro: Força-tarefa do Caso Lava Jato denuncia Alexandre Baldy e outros 10 por corrupção, fraude a licitações e outros crimes

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Alexandre Baldy reponde por indícios de atos de corrupção no âmbito do Caso Lava Jato no Rio de Janeiro.
Alexandre Baldy reponde por indícios de atos de corrupção no âmbito do Caso Lava Jato no Rio de Janeiro.

A força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro denunciou o ex-ministro e secretário licenciado de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, e outras 10 pessoas pelos crimes de corrupção, peculato, fraude a licitações e organização criminosa, informou nesta terça-feira (18/08/2020) o órgão.

As investigações apontaram que Baldy —que foi ministro das Cidades do governo Michel Temer— e um primo dele envolveram-se em crimes que começaram a partir da intermediação de pagamentos para uma organização de saúde em Goiás, segundo o MPF.

Em razão dos pagamentos em atraso, Baldy, que à época era secretário de Estado goiano, valeu-se de sua influência para viabilizar os repasses à organização. Em troca, segundo a acusação, houve pagamento de propina no valor de 500 mil reais em dinheiro.

Procurada, a defesa de Baldy não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A denúncia é um desdobramento de uma operação que investiga suposto pagamento de vantagens indevidas na negociação de contratos na saúde. Ele chegou a ser preso temporariamente, mas foi solto após habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

*Com informações de Ricardo Brito, da Agência Reuters.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114832 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]