Registro de imóveis dispara após escrituras online em cartórios

Vista panorâmica da cidade de Feira de Santana. Segtor imobiliário apresenta retomada do crescimento.
Vista panorâmica da cidade de Feira de Santana. Segtor imobiliário apresenta retomada do crescimento.

Os registros de compra e venda de imóveis subiram 43% de maio a julho, após regulamentação das transações por canal estritamente eletrônico no país, informou nesta quinta-feira (20/08/2020) o Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade que representa os cartórios.

O movimento veio após a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) permitir a realização de escrituras públicas e procurações possam ser feitos de forma remota, por videoconferência por meio da plataforma única e-Notariado, a partir de junho.

“Assim, uma série de serviços antes feitos de forma exclusivamente presencial passaram a ser feitos remotamente e assinados eletronicamente”, afirmou o CNB.

Em números absolutos, as escrituras de compra e venda passaram de 63.248, em maio, para 90.314 em julho, com crescimento registrado em todos os Estados, com destaque para Amapá (1.100%), Amazonas (147%), Alagoas, (89%), Maranhão (84%), Roraima (84%), Sergipe (84%) e Ceará (75%).

*Com  informações de Aluísio Alves, da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106739 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]