Projetos de Feira de Santana apoiados no Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local promovem ação em plataforma virtual

Zé das Congas, apoiado no Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local.Zé das Congas, apoiado no Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local.

O Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local 2020, que está na 3ª edição, encontra-se na fase de execução dos projetos apoiados, cujas ações podem ser visualizadas pela internet através das redes sociais e do site criados exclusivamente para divulgação das ações do Prêmio. São 46 propostas, das mais diversas áreas artístico-culturais de Feira de Santana que estão sendo mostradas no modo virtual gratuitamente até dezembro deste ano.

Desde 2018 o Prêmio é realizado em Feira de Santana, incluindo ações de pesquisa, registro e difusão do patrimônio imaterial da cidade. Esta é uma ação que faz parte do Programa Belgo Bekaert Forma e Transforma e este ano adaptou o seu regulamento para tempos de pandemia.

Os artistas e grupos culturais contemplados estão realizando vídeo-aulas, oficinas e workshops online, vídeos e filmes, exposições virtuais, concertos didáticos, debates e seminários, etc. Todo o trabalho está se desenvolvendo em isolamento social, utilizando a internet como forma de difusão, sem aglomeração de pessoas, e respeitando rigorosamente o protocolo de higiene, como forma de garantir a proteção dos envolvidos e reduzir os riscos de contágio dos participantes pelo COVID-19.

Dentre as iniciativas contempladas estão a de grupos musicais conhecidos pelo público feirense como Quixabeira da Matinha e Africania, além de artistas como Dionorina, Jorge de Angélica e Zé das Congas. Vale a pena destacar também o pessoal do teatro, a exemplo do ator Geovane Mascarenhas; do circo, do palhaço Flay, do circo Charmosinho e a iniciativa Cultura Mais Circo; do grafite, através do GAF; da cultura popular, com a mestra bonequeira Marilene Brito e Reisado Estrela de Belém.

Importante frisar também as iniciativas voltadas para valorização das identidades e culturas de matrizes africanas. “Encontro Moviafro de Mulheres Negras”, “Dança de Preta”, “Empodera Makeups”, “Mostra Virtual de toque e dança das matrizes africanas”, dentre outras, são algumas das propostas que buscam o protagonismo para as populações negras e a divulgação da arte, da identidade e do patrimônio imaterial dos territórios feirenses.

Ganham destaque propostas como “Sonoridades indígenas: música ancestral e contemporânea”, pela riqueza do tema e importância de atentarmos para as vidas e culturas indígenas agora e sempre. Além de projetos focados na integração da juventude com a sabedoria ancestral, a exemplo de “Juntó formação de juventudes de grupos de cultura popular”.

Também estão sendo realizados projetos voltados para a literatura, a fotografia e o registro do cotidiano da cidade e de seus moradores, como é o caso dos projetos Todo Feirense, de Mauricio Borges Silva Soares e Poesia na Quarentena, das Edições Karnak.

Ao todo, os 46 projetos tratam da riqueza e a diversidade da arte e do patrimônio cultural local, contemplando tanto a sede quanto os distritos de Feira de Santana. Para saber sobre todas as ações que estão sendo executadas pelos artistas e grupos culturais apoiados, bem como maiores informações e detalhes do Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local, convidamos você a visitar o perfil no instagram, página no facebook, canal no youtube e site da Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular.

Realização

A Mostra da Diversidade Cultural é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal – pátria amada Brasil e Belgo Bekaert Arames, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre a Belgo Bekaert Arames

Com o objetivo de ser a principal empresa mundial em soluções de arame, a Belgo Bekaert Arames foi fundada em 1o de março de 1997, resultado de uma joint venture entre o maior grupo siderúrgico do mundo, a ArcelorMittal S.A., e o maior produtor mundial de arames, a N.V. Bekaert.

Referência global na fabricação de aço, a ArcelorMittal está presente em 61 países, atendendo ao mercado siderúrgico com produtos de alta qualidade.

Líder no mercado de arames, a N.V. Bekaert Arames possui mais de 130 anos de atuação, com presença em mais de 120 países, sempre aliando sua tradição ao avanço tecnológico constante.

A Belgo Bekaert Arames é líder no mercado brasileiro de arames. Atualmente a empresa possui unidades em Contagem e Sabará, em Minas Gerais; Osasco e Sumaré, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]