Paciente de vitiligo terá Semana Municipal de Conscientização e Orientação em Feira de Santana, diz vereador

Cadmiel Pereira: a proposta, de autoria do vereador Cadmiel Pereira (DEM), objetiva sensibilizar sobre a discriminação sofrida pelas pessoas com vitiligo.
Cadmiel Pereira: a proposta, de autoria do vereador Cadmiel Pereira (DEM), objetiva sensibilizar sobre a discriminação sofrida pelas pessoas com vitiligo.

O vitiligo, doença autoimune e não contagiosa, que tem como principal sintoma manchas brancas na pele, terá uma Semana Municipal de Conscientização e Orientação, em Feira de Santana. A data de referência no calendário local de eventos é 25 de junho, determina projeto aprovado pela Câmara Municipal em segunda e última votação nesta quarta-feira (19/08/2020).

A matéria agora vai à sanção do Poder Executivo, para se tornar lei. A proposta, de autoria do vereador Cadmiel Pereira (DEM), objetiva sensibilizar sobre a discriminação sofrida pelas pessoas com vitiligo; promover espaço para discussão sobre a doença e interlocução através de manifestação dos gestores, conselhos, associações, ONGs e demais serviços que oferecem atendimento, e qualificar os profissionais de saúde para as ações de prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento de cuidados com a pele.

O evento anual também proporcionará o intercâmbio da família, usuários e profissionais da área da saúde. Podem ser celebradas parcerias entre secretarias, faculdades, universidades, associações e conselhos representativos das categorias profissionais relacionadas ao tema, bem como com outras entidades públicas e privadas, desde que não venham a acarretar ônus ao Município.  Pacientes de vitiligo sofrem lesões na pele devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. A doença não traz prejuízos à saúde física, no entanto, as lesões provocadas impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima das pessoas portadoras.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110914 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]