Luiz Eugênio Miranda é empossado no cargo de procurador de Justiça da Bahia

Cerimônia de posse de Luiz Eugênio Miranda no cargo de procurador de Justiça da Bahia, cargo máximo na hierarquia do MPBA.
Cerimônia de posse de Luiz Eugênio Miranda no cargo de procurador de Justiça da Bahia, cargo máximo na hierarquia do MPBA.

Recordações de uma vida dedicada à busca pela Justiça e agradecimentos à família, aos colegas do Ministério Público estadual e aos membros da magistratura, marcaram o discurso de posse do promotor de Justiça Luiz Eugênio Miranda no cargo de procurador de Justiça na tarde desta segunda-feira (17/08/2020). Ele foi empossado no cargo durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça presidida pela procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti, que destacou a atuação “ética, honesta, discreta e eficiente” de Luiz Eugênio no seu trabalho no MP.

A PGJ ressaltou sua satisfação pela promoção do colega. “As pessoas chegam sempre na hora exata no lugar em que são necessárias. Nesse momento, em que sua trajetória tem um novo começo, no ponto mais alto da carreira ministerial, sei que sua honestidade e ética serão fundamentais para a nossa instituição”, salientou Norma Angélica.

Numa cerimônia mais discreta que as posses convencionais, em respeito às normas sanitárias de distanciamento social adotadas pelo MP durante a pandemia do novo coronavírus, Luiz Eugênio, promovido por antiguidade, foi convocado a assinar o termo de posse pelo secretário geral do MP, promotor de Justiça Alexandre Cruz. Em nome da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), o promotor de Justiça Adriano Assis, presidente da entidade de classe, saudou o novo procurador.

“Esse momento marca o coroamento de uma carreira marcada por uma afabilidade e uma qualidade técnica que raramente se associam numa mesma pessoa e são uma marca do caráter do colega Luiz Eugênio”, destacou o promotor. Luiz Eugênio recebeu da sua filha Alice Vilas Boas Miranda a Medalha da Ordem do Mérito e o correspondente diploma. No seu discurso, o procurador destacou a sua atuação na área de registros civis e fundações e agradeceu o apoio da família e dos amigos. “Ao longo da minha vida profissional, sempre pautei minha atuação na busca de evitar judicializar questões que poderiam ser resolvidas de forma mais célere, o que hoje é uma orientação nacional do Ministério Público”, afirmou o procurador, destacando a importância de observar sempre com acuidade as normativas legais e o amor que tem pelo Ministério Público e pela carreira ministerial.

Luiz Eugênio Miranda ingressou no MP em 1991 e atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Correntina, Caravelas e Itabuna. Chegou a Salvador no ano de 1995, onde trabalhou na Promotoria de Justiça de Assistência, com exercício no extinto Centro de Apoio Operacional às Curadorias de Fundações. Em 1998 passou a atuar na Promotoria de Justiça de Fundações. Exerceu o cargo de promotor de Justiça corregedor entre os anos de 2002 e 2004, quando passou a exercer suas funções na 1ª Promotoria de Justiça Cível. Em 2008 foi designado para coordenar o Núcleo do Terceiro Setor (Nuts), onde permaneceu até a data de ontem, quando foi promovido a procurador de Justiça. Também compuseram a mesa de honra do evento a corregedora-geral do MP, procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima; a ouvidora do MP, procuradora de Justiça Cleusa Boyda de Andrade; a procuradora-chefe da Procuradoria Administrativa do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli; a desembargadora Nágila Maria Sales Brito, representado o Tribunal de Justiça e o procurador-chefe Regional do Trabalho da 5ª Região, Luís Carlos Gomes Carneiro Filho.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116882 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.