Governador Rui Costa decreta luto oficial em memória de Elsimar Coutinho; Políticos emitem nota de pesar

Elsimar Coutinho atuou como cientista, professor, médico ginecologista e personalidade televisiva brasileiro, faleceu em decorrência de complicações da Covid-19.
Elsimar Coutinho atuou como cientista, professor, médico ginecologista e personalidade televisiva brasileiro, faleceu em decorrência de complicações da Covid-19.

O governador da Bahia, Rui Costa, decreta luto nesta terça-feira (18/08/2020), pelo falecimento do médico e cientista Elsimar Coutinho, ocorrido nesta segunda-feira (17). O governador lamentou a morte e destacou o trabalho de Elsimar, que se destacou nacional e internacionalmente na pesquisa da área de reprodução humana. “O Brasil perdeu hoje um dos seus grandes cientistas. Uma das principais referências em reprodução humana do país, Elsimar Coutinho foi antes de tudo um homem inquieto, dedicado ao seu trabalho como médico e pesquisador, levando o nome da Bahia para todo o mundo. Para os pacientes, é a perda de um profissional brilhante e, para família e amigos, a dor da partida de um de um ente querido.  Que Deus os conforte nesse momento tão triste para todos nós. Siga em paz, dr. Elsimar!”.

Nelson Leal lamenta a morte de Elsimar Coutinho e diz que “Ciência e a Medicina ficam, hoje, mais pobres”

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal, disse que a morte do cientista e médico baiano Elsimar Coutinho deixa a Ciência e a Medicina mais pobres. “Não é somente uma perda para a Bahia, mas para a Ciência e a Medicina de todo o mundo, porque o Dr. Elsimar Coutinho era uma das grandes sumidades internacionais em fertilidade feminina e reprodução humana. Também gostaria de ressaltar a simpatia e a gentileza constantes dele, características marcantes da personalidade deste baiano genial”, diz Leal, chefe do Legislativo da Bahia, que está encaminhando Moção de Pesar à Mesa Diretora da ALBA pelo passamento, aos 90 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, do cientista baiano.

Deputada Federal Lídice da Mata lamenta morte do cientista e médico Elsimar Coutinho

“A comunidade científica da Bahia perde hoje um nome importante. Elsimar Coutinho morre aos 90 anos e deixa um destacado legado na área da reprodução humana. Meus sentimentos a todos os familiares do médico, que é mais uma vítima da COVID 19”.

Prefeito Colbert lamenta falecimento do médico e cientista Elsimar Coutinho

O prefeito Colbert Martins Filho lamenta, profundamente, o falecimento do médico e cientista Elsimar Coutinho. Ele morreu em decorrência da Covid-19, aos 90 anos. Ele foi pioneiro no desenvolvimento de anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais.

“O Brasil perde um dos seus grandes cientistas, especialmente na área de reprodução humana”, ressalta Colbert. O prefeito lembra que ele e sua esposa, a médica Adenilda Martins, foram alunos de Elsimar Coutinho, que também atuou como professor de Medicina na Universidade Federal da Bahia.

Pedro Godinho lamenta falecimento de Elsimar Coutinho: “Seu legado é eterno”

O pré-candidato a vereador de Salvador, Pedro Godinho (DEM), lamentou nesta segunda-feira (17) o falecimento do médico e cientista Elsimar Coutinho. Elsimar faleceu aos 90 anos, em São Paulo, por complicações em decorrência da Covid-19. O médico foi internado no dia 20 de julho, no Hospital Aliança, em Salvador, com sintomas da doença.

Após cerca de 10 dias, Coutinho foi transferido da capital baiana para a UTI do Hospital Sírio Libanês, tendo sua morte decretada nesta tarde.

“Infelizmente, não está mais entre nós um dos meus fraternos amigos e um dos maiores cientistas do planeta na área de reprodução humana. Dr. Elsimar Coutinho sempre foi motivo de orgulho para a Bahia e a sua despedida é um momento muito triste. Mas há pessoas que partem e outra que entram para história da humanidade, Elsimar entrou para a história com suas grandes contribuições para o avanço da ciência. Dedico toda a minha solidariedade e pesar à amiga Tereza Coutinho e toda a sua querida família. Meu amigo Elsimar Coutinho, descanse em paz! Seu legado é eterno!”, lamentou Godinho.

Elsimar Coutinho foi idealizador e fundador do CEPARH, um centro de referência dedicado não apenas à pesquisa em reprodução humana e planejamento familiar, mas  também às áreas de diagnóstico e tratamento. O médico foi um importante aliado e parceiro de Pedro Godinho na luta histórica pela implementação de uma política estruturada e transversal de planejamento familiar na capital baiana.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115178 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.