Feira de Santana: Vereador comemora Dia do Feirante e lembra primeira feira livre do país que ocorreu há 106 anos

Luiz Ferreira (Luiz da Feira): a um povo guerreiro e lutador que trabalha debaixo de sol e chuva e que precisa ser respeitado e valorizado.
Luiz Ferreira (Luiz da Feira): a um povo guerreiro e lutador que trabalha debaixo de sol e chuva e que precisa ser respeitado e valorizado.

Há exatos 106 anos, em São Paulo, acontecia a primeira feira livre do Brasil. A lembrança é do vereador Luiz da Feira (PROS), neste 25 de agosto de 2020, quando se comemora o Dia do Feirante. Camelô e defensor da categoria na Câmara, ele disse, na Tribuna da Casa, que o dia é consagrado “a um povo guerreiro e lutador que trabalha debaixo de sol e chuva e que precisa ser respeitado e valorizado”.  Acrescentou que a categoria costuma enfrentar intempéries e as dificuldade do trabalho com alegria e sempre atendendo bem os clientes.

Em 1914, em um 25 de agosto, a feira livre surgiu no Brasil precisamente no Largo General Osório, na capital paulista – por esta razão, o Dia do Feirante é celebrado nesta data. Washington Luis era o prefeito de São Paulo da época e foi ele quem oficializou as feiras livres no país a partir do Ato 625.

Relembrando a história que deu nome à cidade de Feira de Santana, o vereador Cadmiel Pereira (DEM) contou de forma breve a trajetória dos tropeiros que “tornaram nossa cidade uma referência quando se fala de feiras”. Ele considera que a cidade passou por uma grande evolução, mas não perdeu as características de um entreposto comercial. Parabéns a esses trabalhadores que estão diariamente nas ruas, na labuta, levando para casa o pão de cada dia. Deus abençoe a todos”.

 Também um ex-feirante, o vereador João Bililiu (PSD) foi mais um a cumprimentar a classe pelo seu dia. Ele disse que visitou o Centro de Abastecimento na segunda-feira, “para rever meus colegas que trabalham naquele local”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115112 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.