Ex-prefeito José Ronaldo promove ‘Live’ onde deve anunciar apoio à Colbert Martins como pré-candidato à reeleição para prefeito de Feira de Santana

Em ‘Live’, ex-prefeito José Ronaldo(DEM) deve ser confirmar apoio à reeleição de Colbert Martins Filho (MDB) para prefeito de Feira de Santana.Ex-prefeito José Ronaldo (DEM) fará ‘Live’ onde deve anunciar apoio à Colbert Martins Filho (MDB)

José Ronaldo (DEM), ex-prefeito e principal liderança de direita de Feira de Santana, promove pronunciamento através das redes sociais YouTube, Facebook e Instagram, às 19 horas, desta sexta-feira (14/08/2020), oportunidade em que deve confirmar apoio à reeleição de Colbert Martins Filho (MDB) ao cargo de prefeito de Feira de Santana.

“Sempre fiz política perto das pessoas. Gosto do abraço, do aperto de mão. Mas, infelizmente, por conta da pandemia, precisamos evitar os contatos sociais. A internet é hoje esta ferramenta que nos aproxima e permite que muitas pessoas estejam juntas ao mesmo tempo, cada uma de sua casa, do seu celular”, disse José Ronaldo, em comunicado à imprensa.

Contexto

Colbert Martins assumiu o cargo de prefeito em 7 de abril de 2018, com a renúncia de José Ronaldo, que concorreu ao cargo de governador da Bahia, sendo derrotado pelo governador reeleito Rui Costa (PT).

Desde o primeiro momento, Colbert Filho promoveu alinhamento direto com Ronaldo. A relação de cumplicidade política é intensa e esse fato fez com que setores da imprensa local qualificassem Ronaldo como uma espécie de segundo prefeito.

A estratégia de Colbert foi manter a unidade do grupo, sob a liderança pessoal de Ronaldo, sendo, inclusive, ele próprio, um liderado do ex-prefeito. Neste contexto, coube ao líder do Democratas estabelecer alianças partidárias e conquistar e reconquistar apoios. Sérgio Carneiro (PV) e Jair Carneiro (PP) foram dois destes nomes, outros políticos tinham sido agregados em momento predecessor, a exemplo do ex-deputado federal Fernando Torres (PSD), ex-vereadores do PT Beldes Ramos e Pablo Roberto e da ex-vereadora Cíntia Machado (PMB), sobrinha do deputado estadual Targino Machado (DEM).

Defecções

Objetivando conquistar espaço político nas eleições de 2020, nomes ligados ao projeto de poder de José Ronaldo romperam com o líder demista. São exemplos desta ruptura o vereador Roberto Tourinho (PSB), que ocupou o cargo de secretário durante Governo Ronaldo; ex-deputado Carlos Geilson (Podemos) e o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), políticos que apresentaram pré-candidatura à prefeito. Além destes, o deputado estadual Targino Machado, que confessou ter buscado apoio do Democratas para a disputa, mas que lhe fora negado, declarou suporte à Carlos Geilson, afastando-se, com isso, do apoio à reeleição de Colbert Martins.

Sem vice-prefeito

Na noite desta sexta-feira (14), Ronaldo deve apresentar os argumentos em favor da reeleição de Colbert Martins, mas deve evitar citar o nome do escolhido à ocupar cargo de vice-prefeito. Essa possibilidade está baseada em um comportamento recorrente do ex-mandatário, qual seja, de aguardar até o dia da convenção suprapartidária homologatória das candidaturas, para apresentar a chapa completa, composta pelos candidatos à prefeito, vice e vereador.

Leia +

Editorial: Eleitor de Feira de Santana é conservador na escolha do prefeito e progressista no voto para governador e presidente da República

Eleições 2018: José Ronaldo renuncia ao mandato de prefeito de Feira de Santana e lança pré-candidatura à governador da Bahia pelo Democratas

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).