Em momento de psicopatia, presidente Jair Bolsonaro diz ter vontade de encher boca de repórter de porrada; Parlamentares e partidos criticam

Presidente Jair Bolsonaro age como psicopata ao ameaçar jornalista com porrada.
Presidente Jair Bolsonaro age como psicopata ao ameaçar jornalista com porrada.

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo (23/08/2020) ter vontade de encher a boca de um repórter de porrada, após ser questionado sobre supostos depósitos feitos na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, pelo ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz.

“Vontade de encher tua boca com uma porrada, tá”, afirmou o presidente, após pergunta feita por jornalista do jornal O Globo, de acordo com áudio divulgado pelo jornal.

A declaração foi dada durante visita feita por Bolsonaro à Catedral de Brasília.

No início deste mês, a revista Crusoé divulgou que Queiroz, que é ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), depositou 72 mil reais em cheques na conta da primeira-dama entre 2011 e 2018, período em que é suspeito de operar um esquema de “rachadinha” no gabinete do filho do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A informação sobre os depósitos foi confirmada pelos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, de acordo com as publicações.

Além dos valores depositados por Queiroz, a mulher do ex-assessor parlamentar também fez repasses, no valor total de 17 mil reais, à Michelle Bolsonaro, em 2011, de acordo com a Folha.

Parlamentares e partidos criticam fala de Bolsonaro sobre encher jornalista de porrada

Parlamentares e partidos políticos reagiram à ameaça feita pelo presidente Jair Bolsonaro a um repórter do jornal O Globo neste domingo (23). Questionado pelo jornalista sobre repasses de Fabrício Queiroz, ex-assessor de seu filho Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), à primeira-dama Michelle Bolsonaro, Bolsonaro respondeu: “Vontade de encher sua boca de porrada”, suscitando críticas no meio político.

O PSDB diz em nota que a fala do presidente “desrespeita a liberdade de imprensa” e “não condiz com o cargo”. “O presidente volta a mostrar apreço por posturas agressivas e antidemocráticas”, publicou o perfil oficial do partido no Twitter. O MDB, por sua vez, pediu respeito aos jornalistas. “O presidente da República precisa se retratar”, diz a legenda.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) chamou a fala de “inaceitável”. Ao Broadcast Político, avaliou que o aumento da popularidade do presidente o encoraja a voltar a ativar sua base militante. “Bolsonaro bem comportado é uma ilusão… durou pouco”, declarou à reportagem. Sâmia, hoje líder do PSOL na Câmara dos Deputados, diz que falas como a de hoje “mostram a que o presidente veio”.

Para a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), parlamentar com um histórico de embates com o presidente, o ataque ao jornalista é “gravíssimo”. “Na democracia, tal atitude não pode ser tolerada. Chega deste tensionamento diário. Fora Bolsonaro”, publicou Maria do Rosário no Twitter. O também petista Alencar Braga (SP) chamou a atitude de “ira de mafioso”.

Entre os senadores, Humberto Costa (PT-PE) classificou o episódio como “absurdo”. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que Bolsonaro tem medo. “O medo de responder é tão grande que Bolsonaro quer silenciar quem o fiscaliza de toda forma… Ele vai dizer o mesmo à justiça?”, questionou o parlamentar, no Twitter.

*Com informações da Agência Reuters e de Eduardo Gayer, do Broadcast do Estadão.

Presidente Jair Bolsonaro age como psicopata ao ameaçar jornalista com porrada.
Presidente Jair Bolsonaro age como psicopata ao ameaçar jornalista com porrada.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111239 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]