Em comemoração da edição 2020 do Dia Nacional da Fotografia, Centro Pró-Memória Hans Nobiling tem mostra que ilustram momentos da cidade de São Paulo

Centro Pró-Memória Hans Nobiling apresenta mostra de fotografias que ilustram momentos da cidade de São Paulo.Centro Pró-Memória Hans Nobiling apresenta mostra de fotografias que ilustram momentos da cidade de São Paulo.

Dia 19 de agosto se comemora o dia nacional da fotografia, em virtude de nesta data ter sido apresentado a primeira máquina fotográfica funcional, o daguerreótipo. As fotografias aos longos dos anos caíram no gosto popular e um acervo de fotos serve também para contar a história, como é o caso do acervo do Esporte Clube Pinheiros. Que além de contar a história do clube traz a história de São Paulo.

O Clube foi fundado em 7 de setembro de 1899, como Sport Clube Germânia pelo recém chegado da europa Hans Nobiling. Ele foi responsável por difundir o futebol aqui no Brasil. Quatro anos mais tarde, nasce o Esporte Clube Pinheiros responsável pela associação de várias famílias paulistanas que aproveitavam seu espaço para prática de diversos esportes e lazer. Em 1991, os pinheirenses sentiram a necessidade de resgatar essa história e criaram o Centro Pró- Memória Hans Nobiling.

Hoje, o acervo do Centro Pró – Memória conta com 28 mil itens, entre fotografias que retratam o crescimento do clube e da cidade de São Paulo e passou por reformas em 2019. Entre as principais peças que podem ser vistas é a bandeira original do Sport Clube Germânia bordada pelas associadas do Clube em 1926, inúmeros crachás e fotos olímpicas, vitrine interativa de troféus, uniformes de diferentes modalidades e épocas e, a Tocha Olímpica de 1984 e 2016. “Durante o isolamento social fizemos obras de melhorias no espaço para deixar mais aconchegante aos nossos associados e demais frequentadores esse espaço que conta nossa história. O Centro Pró-Memória conta a história de São Paulo” afirma Ivan Castaldi presidente do Esporte Clube Pinheiros.

Há mais de 50 anos, membros do Esporte Clube Pinheiros, está a família Florence que são descendentes de Hércules Florence, descobridor da fotografia. As descobertas do pesquisador francês radicado no Brasil desde 1824 é um marco na história da fotografia mundial, pois a Europa só veio a registrar a photographie em 1839. ” A fotografia é um instrumento de preservação da memória e da história. O Centro Pró-Memória, através de seus arquivos fotográficos, possibilita que as atuais e a novas gerações tenham contato com a construção da história do Esporte Clube Pinheiros e dessa forma continuar preservando o orgulho que é fazer parte dessa grande família”, diz Adriana Florence Spinelli tataraneta de Florence e presidente do DAS – Departamento de Assistência Social do ECP.

A abertura do Centro de memória com fotografias e demais itens ainda está aguardando a autorização das autoridades para o setor, mas tudo está pronto. A visitação será por ordem de chegada e será permitido apenas 10 visitantes por vez na sala e por um período de no máximo 1 hora. Os equipamentos interativos não estarão em funcionamento, num primeiro momento, para proteção dos visitantes devido a pandemia.

Sobre o Esporte Clube Pinheiros

O ECP- Esporte Clube Pinheiros – nasceu em 1899 com a vocação para o esporte, cultura e educação. Com mais de 38.500 mil associados, a instituição entrega ao mundo atletas de alto rendimento, ensino de qualidade, e atividades dentro e fora do ECP que resgatam a sinergia entre as pessoas. Trata-se do maior clube da América Latina que agrega pessoas de várias faixas etárias, etnias, nacionalidades, e etc. A diversidade e o respeito são as nossas bases. Com uma infraestrutura adequada e tecnológica, o clube torna-se referência no esporte para os associados, parceiros, e brasileiros.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]