Dia do Estudante é comemorado em live promovida pela Secretaria da Educação da Bahia

Secretaria da Educação realizou live "Nenhum estudante a menos" para marcar o Dia do Estudante.Secretaria da Educação realizou live "Nenhum estudante a menos" para marcar o Dia do Estudante.

Com o tema “Educação e modalidades da rede estadual”, a Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta terça-feira (11/08/2020), a live “Nenhum estudante a menos” para marcar o Dia do Estudante.  Com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o encontro virtual contou com estudantes indígenas, quilombolas, do campo, do Ensino Superior e de movimentos estudantis, além da apresentação do grupo cultural EXD Produções, do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, do município de Inhambupe.

“O Dia do Estudante é o momento de celebrar e cultivar a esperança. Apesar das atuais dificuldades provocadas pela pandemia, estamos todos lutando e, claro, nós estamos querendo voltar às aulas, mas apenas com a garantia da saúde e da vida de estudantes, professores e servidores. Os estudantes são o motivo de nossa existência, sem eles não haveria escola, profissionais ou secretarias, portanto nós fazemos parte de uma construção para cuidar deles. Quero saudar os estudantes da cidade e do rural, indígenas, quilombolas, do campo e ribeirinhos e todos aqueles em cada canto da Bahia, que mesmo com algumas dificuldades, fazem de nós o motivo mais importante para sorrir, para sonhar e colaborar na busca pela educação democrática, de qualidade e inclusiva a todos”, destacou o secretário Jerônimo Rodrigues.

Com mediação de Bruna Menezes, representante da Coordenação de Políticas para a Juventude da SEC, o debate também enfatizou o protagonismo estudantil. “É importante discutirmos as diversas identidades que fazem parte da rede de ensino para reafirmarmos a nossa cultura e, também, para que possamos sair de nossa bolha e reconhecermos o outro”, ressaltou a estudante Larissa Tuxá, do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, no município de Rodelas.

Para a estudante Dailane Sales, do Colégio Estadual do Campo Hermínio Manoel de Jesus, no distrito de Bonfim, em Valença, é preciso valorizar a aprendizagem que pode ser adquirida nas diversas modalidades de ensino. “No campo também temos uma educação de qualidade. Estar próximo à natureza, por exemplo, desperta no estudante o desenvolvimento de projetos voltados ao meio ambiente, trazendo um novo olhar. Temos que nos engajar para promover ainda mais a qualificação da Educação do Campo e não podemos desistir”, afirmou.

Durante a transmissão, os deputados federais Alice Portugal e Afonso Florence, da Comissão de Educação e Cultura do Congresso Nacional, falaram sobre a comemoração da data. “O estudante tem que entender o seu lugar atual nesta luta na defesa da vida e da educação de qualidade. Trabalhamos para que as próximas grandes lideranças saiam do chão da escola pública”, disse Alice. Para Florence, “a SEC vem mostrando uma enorme capacidade de dialogar com os segmentos estudantis para a criação de políticas públicas que promovam a qualificação da educação”.

Ainda participaram os estudantes: Iago Alves (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES); Juliana Vaz, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e oriunda do quilombo Araçá Cariacá, em Bom Jesus da Lapa; e Sheila Souza, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e da União dos Estudantes da Bahia (UEB).

Confira vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=mqZodT6ethc&feature=youtu.be

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]