
O desembargador Baltazar Miranda Saraiva propôs — nesta terça-feira (03/08/2020), durante sessão plenária remota da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) — Moção de Pesar em memória de Jorge Portugal, destacada personalidade do estado, que atuou como professor, incentivador cultural e secretário da Cultura da Bahia, entre 2015 e 2017, durante o Governo Rui Costa.
Moção de Pesar
Submeto à apreciação dos ilustres pares a presente Moção de Pesar pelo falecimento do Professor Jorge Portugal, ocorrido no dia 3 de agosto de 2020.
Jorge Portugal foi um professor de língua portuguesa, apresentador de televisão, poeta, letrista e compositor brasileiro. Ocupou o cargo de Secretário de Cultura da Bahia entre 2015 e 2017. Portugal também foi o idealizador e apresentador do programa educativo “Aprovado” na TV Bahia mantido durante nove anos consecutivos. Apresentou igualmente programas de rádio. Nascido em 05 de agosto de 1956 (idade 63 anos), em Santo Amaro- Bahia.
A notícia da morte de Jorge Portugal entristeceu seus inúmeros amigos em Salvador e em todo o Brasil.
Jorge Portugal deixa esposa, Rita Vieira, e três filhos: o sociólogo Caetano Inácio, a atriz Bárbara Bela e o jornalista Thiago Dantas. É, pois, justa a homenagem póstuma desta Corte, representante dos magistrados e dos que necessitam de justiça, expressando nossos sentimentos de tristeza e saudades. Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos.
Admirado pelos predicados que lhes foram peculiares, não poderíamos deixar de manifestar nosso pesar e a Deus que o receba e que lhe dê a merecida paz, bem como que traga conforto aos corações enlutados.
Aprovada esta Moção, seja encaminhada cópia aos familiares, na pessoa de sua esposa Rita Vieira e ao Governo do Estado da Bahia, na pessoa do Governador Dr Rui Costa, publicando-se no Diário do Poder Judiciário Eletrônico para conhecimento da Comunidade Jurídica.
Desembargador Baltazar Miranda Saraiva
Sala das Sessões da Egrégia Quinta Câmara Cível (Sala Virtual), 4 de agosto de 2020.