Desde o início da Pandemia, HEC de Feira de Santana notificou 621 casos suspeitos para o Coronavírus

Fachada do Hospital Estadual da Criança de Feira de Santana.
Fachada do Hospital Estadual da Criança de Feira de Santana.

Diante do novo contexto de Pandemia, o Hospital Estadual da Criança (HEC), unidade do Governo do Estado da Bahia, administrado pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), segue no combate ao Coronavírus, para evitar o contágio e transmissão da Covid-19. Até o momento, 621 casos suspeitos foram notificados na Unidade, sendo 546 pediátricos e 75 obstétricos. Destes, 28 crianças e 28 pacientes adultos testaram positivo, totalizando 56 confirmações.

“Mesmo com a pandemia, continuamos prestando atendimentos de emergência de média e alta complexidade e passamos a ser referência da região para atendimentos de pacientes da pediatria e obstetrícia com suspeita ou diagnóstico confirmado para a COVID-19. Tem sido um desafio para a nossa unidade, que temos cumprido com empenho e excelência de sempre”, destaca o superintendente geral do HEC, Márcio Lima.

Diante deste novo contexto, muitas mudanças tiveram que ser implementadas no Hospital. Equipamentos de proteção individual foram disponibilizados para os colaboradores, e houve um escalonamento das equipes para enfrentamento à COVID, além da readequação dos espaços e remodelamento de rotinas, a fim de oferecer um melhor atendimento.

Foram instaladas barreiras físicas nas recepções e pias em lugares estratégicos, como também houve aumento do quantitativo de álcool gel nas instalações. Como forma de ajudar no controle de disseminação da doença, foram criadas rondas sistemáticas: uma equipe de referência passou a visitar todos os setores, para orientar as equipes e realizar uma fiscalização.

“O fluxo foi construído para minimizar, ao máximo, os riscos tanto para pacientes quanto para os profissionais. Os protocolos e treinamentos sobre paramentação e desparamentarão foram bem recebidos pela equipe, e os ajustes necessários foram realizados, conforme as dificuldades foram aparecendo. Apesar do grande trabalho, conseguimos enxergar os frutos dele, conseguindo proteger a equipe e pacientes de forma efetiva”, acrescenta a infectologista do HEC Karine Grilo.YU

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]