Bahia comemora pela primeira vez o dia do Vaqueiro; Deputado Alex da Piatã presta homenagem

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Alex da Piatã: é o primeiro ano que comemoramos o dia do Vaqueiro que foi um projeto aprovado em novembro do ano passado.
Alex da Piatã: é o primeiro ano que comemoramos o dia do Vaqueiro que foi um projeto aprovado em novembro do ano passado.

O deputado Alex da Piatã, líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, postou um vídeo em suas redes sociais que homenageia a todos os vaqueiros da Bahia. Neste domingo (30/08/2020), último domingo do mês de agosto, é comemorado o dia do Vaqueiro no Estado, lei em vigor graças a um projeto de autoria do político.

“Meus amigos hoje é dia especial, dia estadual do Vaqueiro na Bahia. É o primeiro ano que comemoramos o dia do Vaqueiro que foi um projeto aprovado em novembro do ano passado. Uma classe querida e representativa do povo do nordeste, com uma cultura milenar que precisamos valorizar muito. A figura do vaqueiro se confunde com a figura do sertão e do povo nordestino. Deus abençoe a todos os vaqueiros baianos”, afirmou.

Pela lei número 14.179 de 27 de novembro de 2019, sancionada pelo governador Rui Costa (PT), apesar de não ser considerado feriado civil, o dia do Vaqueiro pode ser comemorado, pelo calendário oficial de Eventos do Estado, sempre no último domingo do mês de agosto.

Desde 2011, a figura do vaqueiro se transformou em um patrimônio imaterial da Bahia, através da sanção do Decreto n° 13.150, pelo então governador Jaques Wagner (PT), na inserção do Livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer o Ofício de Vaqueiro em ação vinculada ao o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113488 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]