Vendas pela internet garantem fomento à produção da agricultura familiar no município de Uauá

Cartaz anuncia delivery de produtos orgânicos da agricultura familiar.Cartaz anuncia delivery de produtos orgânicos da agricultura familiar.

Nos últimos meses, as plataformas online têm sido grandes aliadas no fomento à comercialização de diversos produtos. E, isso não é diferente com os circuitos de vendas da agricultura familiar do Semiárido baiano. Pensando em facilitar as vendas entre agricultores e agricultoras familiares e clientes da zona urbana, neste período de pandemia, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) iniciou, na última segunda-feira (06/07/2020), um sistema de delivery de produtos in natura para os consumidores o município de Uauá.

Hortaliças, raízes, legumes e frutas, podem ser adquiridos na loja virtual da cooperativa, no endereço: coopercuc.lojaintegrada.com.br. Os produtos in natura são produzidos por 60 famílias agricultoras que vivem em comunidades rurais de Uauá, beneficiadas com ações do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinaciamento do Fundo internacional Agrícola (Fida).

“Este delivery chegou em boa hora e tem sua grande importância neste tempo em que a gente está vivenciando uma pandemia. Muitos agricultores estavam deixando de plantar por que não tinham onde vender e aqueles que plantavam, muitos perdiam [parte da produção], por este mesmo motivo. Essa ideia foi de grande importância para nós agricultores familiares. Nossa expectativa é que nós tenhamos esse lugar para colocar os nossos produtos e eles serem vendidos. Que nós voltemos a ter a nossa renda”, afirma a agricultora, Adenilde Ribeiro, da comunidade Escondido.

O delivery, que conta com o apoio do Pró-Semiárido, funciona a partir da entrega dos produtos pelas famílias, na sede da cooperativa, em Uauá, onde acontece a divulgação e venda, por meio do site, Whatsapp e das redes sociais da Coopercuc. Posteriormente, são realizadas as entregas na casa dos consumidores, respeitando todas as normas de segurança e higiene orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a contenção da Covid19.

“Uma das preocupações da cooperativa é a de dar vazão a essa produção, para que as famílias tenham onde escoar seus produtos, e não venham a sofrer com a falta de movimentação de recursos. Atualmente, nós estamos trabalhando apenas no município de Uauá, mas a ideia é que, em breve, a gente consiga atender toda a área de atuação da Coopercuc, principalmente na recepção dos produtos vindos das comunidades”, explica o técnico da Coopercuc, Jilio Trindade.

Para o agricultor Marcio, da comunidade Caladinho, a iniciativa veio em boa hora: “Esse delivery vai facilitar bastante a comercialização, principalmente neste tempo de pandemia, em que a gente não pode sair para as feiras. Então, essa proposta está facilitando a vida de nós agricultores”.

Cartaz anuncia delivery de produtos orgânicos da agricultura familiar.

Cartaz anuncia delivery de produtos orgânicos da agricultura familiar.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]