Secretaria da Educação da Bahia lança Residências Online de Aprendizagem Criativa para educadores

Cartaz da Residências Online de Aprendizagem Criativa.
Cartaz da Residências Online de Aprendizagem Criativa.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lança na próxima terça-feira (21/07/2020) as Residências Online de Aprendizagem Criativa. A ação tem como objetivo oportunizar que educadores possam desenvolver e implementar atividades de aprendizagem criativa. O lançamento será feito a partir das 9h, no canal do IAT no Youtube (youtube.com/institutoanisioteixeiraiat).

Para participar das Residências, os educadores deverão formar uma equipe de duas a quatro pessoas, acessar o endereço http://educadores.educacao.ba.gov.br/aprendizagemcriativa , preencher o formulário com os dados e responder à pergunta: O que motiva a equipe a querer participar do programa Residências Online de Aprendizagem Criativa? Serão selecionadas 15 equipes com base no critério de inovação e de identidade com a aprendizagem criativa.

Cada uma das equipes selecionadas terá oito sessões, de até 1h, com especialistas em aprendizagem criativa de todo o Brasil. Elas deverão criar e aprimorar atividades pedagógicas que posteriormente serão aplicadas nas escolas dos integrantes da equipe. A expectativa é que as atividades formuladas durante as residências alcancem entre 2400 e 4800 estudantes.

“A ideia é que esses grupos desenvolvam uma atividade criativa, se qualifiquem e tenham o apoio desses especialistas para desenvolver essas propostas, para que a gente tenha uma rede de pessoas fazendo atividades de aprendizagem criativa na Bahia” explicou o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim.

Ainda de acordo com o diretor, para a montagem das equipes é preciso que um dos integrantes seja educador da rede pública estadual de ensino. “Os outros participantes podem ser da mesma escola, da universidade ou até mesmo da rede privada. O ideal é que a gente consiga ter o grupo da forma que eles mais se identifiquem”, explicou.

As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas – prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.

Cartaz da Residências Online de Aprendizagem Criativa.
Cartaz da Residências Online de Aprendizagem Criativa.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110028 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]