
Com inauguração prevista para esta quarta-feira (15/07/2020), em evento que contará com a presença do governador Rui Costa, o Hospital Geral Clériston Andrade 2 (HGCA 2) passará a ofertar 40 leitos tipo Unidade de Terapia intensiva (UTI), quase a mesma capacidade total do setor privado que opera em Feira de Santana. O que representa um salto quantitativo e qualitativo sem precedentes no setor da saúde para a região. Observando que as novas unidades de UTI contam com o que a medicina dispõe de mais avançado para o segmento. Com uma diferença, é um serviço público, totalmente gratuito.
Conforme dados colhidos juntos ao médico Cesar Oliveira, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a rede privada de saúde de Feira de Santana possui cerca de 50 leitos de UT).
Estrutura da nova unidade de saúde
Situado no Anel de Contorno de Feira de Santana, Hospital Geral Clériston Andrade 2 (HGCA 2) recebeu investimento de R$ 50 milhões, entre obras físicas e aquisição de equipamentos, possui 8.000 m², em três pavimentos. No andar térreo, funciona o setor de bioimagem, com dois tomógrafos e ressonância magnética, bem como o maior Centro de Hemorragia Digestiva do interior do estado. O primeiro pavimento é destinado a 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e o segundo terá o maior centro cirúrgico do estado da Bahia, com 12 salas operatórias. O prédio tem uma estrutura moderna e será o primeiro hospital 4.0 da Bahia, o que evita o preenchimento de prontuários manualmente. As intervenções ainda contemplam mais de 17 mil metros quadrados de urbanização, paisagismo e praça de alimentação.
