Exame que detecta Covid-19 será ofertado em UPAs, policlínicas e na Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, diz Governo Colbert Martins

Fachada da Unidades de Pronto Atendimento 24 horas do Bairro Queimadinha.
Fachada da Unidades de Pronto Atendimento 24 horas do Bairro Queimadinha.

Todas as pessoas que apresentarem síndrome gripal serão submetidas ao exame PCR, considerado ultrassensível e que pode ser feito logo nos primeiros dias dos sintomas relacionados à Covid-19.

Síndrome gripal, explica Melissa Falcão, que coordena o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus em Feira de Santana, é febre associada a outro sintoma respiratório, como dor de garganta, nariz entupido ou coriza.

Melissa Falcão diz que o PCR, feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz e da garganta por swab – espécie de bastonete gigante, é o exame, não invasivo, que comprova a infecção nos dias iniciais.

A infectologista explica que teste rápido se mostra eficiente quando a doença está instalada no organismo há mais de uma semana.

Mesmo que não tenha febre – situação mais comum entre os idosos – mas que apresente ausências de paladar ou de olfato, sintomas característicos para a infecção por Covid-19, a pessoa poderá fazer o PCR.

O exame pode ser feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), policlínicas e na Vigilância Epidemiológica. “A ampliação do PCR independe de gravidade ou necessidade de internamento”, afirmou Melissa Falcão.

Ela disse considerar a notícia como muito boa. “Porque a gente já vem tentando (o exame) há um tempo prolongado”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108006 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]