Em Feira de Santana arte e poesia auxiliam na preparação para o ENEM e na superação do isolamento

Sarau virtual ‘Eu, você, nós ligados pela poesia’ mobiliza estudantes da rede estadual de Feira de Santana.Sarau virtual ‘Eu, você, nós ligados pela poesia’ mobiliza estudantes da rede estadual de Feira de Santana.

O sarau virtual “Eu, você, nós ligados pela poesia” está mobilizando a comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Áureo de Oliveira Filho, localizado em Feira de Santana. A atividade online tem o objetivo de envolver e aproximar toda a comunidade escolar e extraescolar, através da arte, e de revisar conteúdos voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), durante a suspensão das aulas, decorrente da pandemia do novo Coronavírus. A ação proposta pelos professores da escola é realizada no Instagram da unidade (ceepaureodeoliveirafilho).

Oriundo do Projeto de Leitura do CEEP Áureo de Oliveira Filho – que foi iniciado em 2016, com a proposta de contribuir na formação de estudantes leitores e produtores de texto –, o sarau virtual é uma atividade interdisciplinar que envolve ações pedagógicas, por meio de diversas expressões artísticas, como poema, cordel, paródia, música, charge, desenho, e vídeo, visando contribuir para o bem-estar mental e social dos estudantes, professores, coordenadores, funcionários de apoio e gestores. As produções serão aproveitadas, posteriormente, nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, como o Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil  (FACE) e  Produção de Vídeos Estudantis (PROVE).

A professora de Língua Portuguesa, Adriana Bastos, que, juntamente aos colegas educadores Edvaldo Moraes, Roberta Azevedo, Salomão Gomes, Maria Rita Pinheiro e Daiana Ramos, está coordenando os trabalhos, fala sobre o sarau. “Estamos vivendo uma situação inusitada, porém não podemos desistir de buscar caminhos que possam nos fortalecer. Este projeto está nos possibilitando sair da rotina e ir ao encontro do encanto e da beleza, viver novas emoções e continuar aprendendo, melhorando a autoestima, diminuindo a angústia, o estresse e a ansiedade. A leitura é o caminho mais eficaz para desenvolver suas potencialidades, tanto pessoais quanto para atuar futuramente no mundo do trabalho. A tecnologia deve ser uma aliada no processo de leitura, principalmente neste momento de distanciamento físico”, destacou.

A estudante Evelyn Lisbôa, 17, 3º ano do curso técnico de Segurança do Trabalho, fala de sua experiência com o sarau virtual.  “No início do projeto fiquei com receio, porque era algo novo, eu não sabia ao certo como iria funcionar e como eu poderia participar. Mas, com o passar do tempo, vendo que os professores estavam se esforçando e nos chamando para participar com tanto entusiasmo, fui contagiada e quis me incluir fazendo vídeos, escrevendo. Este projeto está me proporcionando mostrar o meu lado ‘artístico’. Estou muito feliz também com a participação de outros colegas que eu não tinha contato e que curtem as mesmas coisas que eu, como escrever e desenhar. O isolamento me trouxe em mente o afastamento de meus amigos e que não conseguiria fazer novas amizades e o sarau tem promovido união. Pretendo fazer mais vídeos e apresentar mais textos reflexivos visando manter as pessoas unidas, mesmo distantes”.

O mesmo entusiasmo é compartilhado por Eliene Cerqueira Santana, 18, 4º ano do curso técnico de Segurança do Trabalho. “Estou achando incrível esta experiência diferente e, ao mesmo tempo, muito importante para o nosso aprendizado, que levarei para a vida inteira. O sarau tem sido uma forma de estar perto da escola e tem me motivado bastante a desenvolver meus textos em formato de vídeo. Já apresentei algumas poesias e, agora, estou me preparando para apresentar uma paródia com a professora Adriana. Está sendo fantástico participar desde do Projeto de Leitura, que ajudou muito a desenvolver a minha escrita e a me descobrir poetiza. Hoje, eu me expresso melhor e estou mais desinibida”, conta a estudante.

Suspensão das aulas

As aulas estão suspensas por decreto governamental e deverão ser repostas presencialmente na rede estadual de ensino, mediante novo calendário escolar.

Sarau virtual ‘Eu, você, nós ligados pela poesia’ mobiliza estudantes da rede estadual de Feira de Santana.

Sarau virtual ‘Eu, você, nós ligados pela poesia’ mobiliza estudantes da rede estadual de Feira de Santana.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).