Coronavírus pode custar uma década à América Latina e ao Caribe, diz Cepal

Crise Econômica do Grande Confinamento deve promover uma década de atraso.
Crise Econômica do Grande Confinamento deve promover uma década de atraso.

A crise do coronavírus pode fazer a América Latina e o Caribe regredirem uma década, conforme os países sofrem com economias vacilantes e uma pobreza crescente, disseram a comissão econômica da ONU para a região e a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (30/07/2020).

A estimativa é que a pobreza aumentará 7 pontos percentuais na região na comparação com o ano passado, agregando mais 45 milhões de pessoas, de acordo com um relatório da OMS e da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal).

O número de desempregados deve subir para 44 milhões, um aumento de mais de 18 milhões quando comparado com 2019, e se projeta que a economia da região encolherá 9,1%, segundo o relatório.

“As Américas correm o risco de perder anos de ganhos de saúde em uma questão de meses. Isto é trágico”, disse Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em uma coletiva de imprensa.

Uma apresentação com destaques do relatório alertou que a pandemia de coronavírus pode provocar uma “década perdida” se a renda per capita cair para níveis que não eram vistos desde 2010, como previsto.

Como parte do choque econômico, 2,7 milhões de negócios formais da região devem fechar, segundo o relatório.

Etienne disse que os governos precisam buscar soluções para a saúde pública e a economia simultaneamente.

“Os países precisam evitar pensar que precisam escolher entre reativar as economias e proteger a saúde de seu povo. Esta é um escolha falsa”, disse. “A atividade econômica não pode ser retomada a menos que tenhamos o vírus sob controle.”

*Com informações de Daina Beth Solomon e Drazen Jorgic, da Agência Reuters.

Sepultamentos de pessoas de baixa renda no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus.
Sepultamentos de pessoas de baixa renda no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110926 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]