Coluna de Antônio José Larangeira de 4 de julho de 2020

O médico Tarcízio Pimenta na luta contra o novo coronavírus.
O médico Tarcízio Pimenta na luta contra o novo coronavírus.

Lockdown em Feira & Cia

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste sugeriu que as prefeituras de Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Teixeira de Freitas adotem o lockdown, com suspensão de atividades econômicas e restrição de circulação da população por locais públicos, para conter a propagação da Covid-19. Na manhã de ontem, os cientistas Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende, que compõem o Comitê Científico, concederam coletiva virtual e explicaram os detalhes de boletim sobre a evolução do coronavírus  que compõem a região. “Um enorme crescimento de casos por todo o estado, representado pelas cidades de Feira de Santana (1.929 casos novos, ou 191% de crescimento em 14 dias), Teixeira de Freitas (128% de crescimento, região sul), Vitória da Conquista (78%, região sul), Barreiras (104%, extremo oeste) e Juazeiro (229%, região norte) indica que a pandemia claramente se enraizou em toda a Bahia”, aponta o estudo.

Vai bem

Depois de um período internado, já está passando bem, o empresário espanhol Jesus Cal Canda, vítima do novo coronavirus, em Feira de Santana. É uma figura querida na sociedade feirense e casado com Dina Landeiro Francisco, também procedente da Espanha.

Médicos e o Covid-19

Grupos de médicos de diversas cidades do Brasil estão se unindo para discutir e propor medidas relacionadas ao combate da covid-19. Eles são a favor do tratamento precoce e não acreditam que o paciente precisa esperar ter falta de ar para ser medicado. O movimento chegou a Feira de Santana através do médico oftalmologista Amilton Sampaio que também é presidente da Sociedade Baiana de Oftalmologia. Ele explicou que a covid-19 se apresenta no organismo em algumas fases e o tratamento precoce pode diminuir a gravidade da doença.Além do médico Amilton Sampaio, o médico feirense Tarcízio Pimenta  e outros colegas também defendem a ideia do tratamento precoce para a Covid-19.

Contexto

Reunir informações sobre eventos, iniciativas, informes administrativos e acadêmicos, que tenham relação com o contexto da pandemia do Coronavírus, é o objetivo principal do Portal Covid Uefs, criado por uma parceria entre a Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Assessoria Especial de Informática (AEI) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A comunidade universitária tem desenvolvido uma série de iniciativas educacionais, científicas e lúdicas, durante este período de isolamento social imposto pelo combate à Covid-19. Através do novo portal, as comunidades interna e externa terão acesso a estas informações de forma rápida e objetiva.

O médico Tarcízio Pimenta na luta contra o novo coronavírus.
O médico Tarcízio Pimenta na luta contra o novo coronavírus.
O empresário  espanhol Jesus Cal Canda passa bem da ação do Covid-19.
O empresário espanhol Jesus Cal Canda passa bem da ação do Covid-19.
Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3028 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]