APAE de Ruy Barbosa cria jogos pedagógicos com material reciclado

Caixas de pizza são utilizadas para ensinar as horas aos alunos.
Caixas de pizza são utilizadas para ensinar as horas aos alunos.

Uma iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Ruy Barbosa tem gerado excelentes resultados, sobretudo em tempos de distanciamento social, e vai poder inspirar Apaes de toda a Bahia. Os jogos pedagógicos produzidos em grande parte com material reciclado possuem um baixo custo e podem proporcionar uma aprendizagem de alta relevância. Afinal, aliam ludicidade ao conhecimento para aprimorar habilidades.

“Há jogos direcionados a percepção visual, coordenação motora, a identificação de gravuras, letras e números, como também ao tato como a caixa mágica. Tudo conforme a necessidade do reforço da aprendizagem, uma forma de não esquecer o que já foi construído e de uma forma divertida, como já fazemos na instituição”, afirma a coordenadora pedagógica da Apae de Ruy Barbosa, Ana Lúcia Lopes Damasceno.

Papelão, caixa de ovos, tampinha de garrafa pet, entre outros materiais recicláveis, fazem parte do acervo para construir novas ferramentas de ensino e diversão. Os professores confeccionam os jogos conforme a habilidade que o aluno já desenvolveu durante o período das aulas. “São abordagens sobre o que eles já têm conhecimento. Por exemplo, um jogo que vá trabalhar cores, tem que ser com cores que eles já conhecem, porque em casa quem vai orientar este aluno, na maioria das vezes, não tem a metodologia e conhecimento pedagógico como os nossos profissionais, podendo prejudicar o que o aluno já tem construído”, alerta a coordenadora.

“Esse projeto da Apae de Ruy Barbosa é um excelente exemplo de como desenvolver habilidades e entreter nossos assistidos, com a participação da família e ainda contribuindo com a preservação do meio ambiente”, destaca o presidente da Federação das Apaes do Estado da Bahia, Narciso Batista. Os jogos produzidos pelos professores em suas residências, por conta da pandemia, são retirados pelos pais ou responsáveis na sede da Associação e as atividades são acompanhadas via grupo de Whatsapp.

Caixas de pizza são utilizadas para ensinar as horas aos alunos.
Caixas de pizza são utilizadas para ensinar as horas aos alunos.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.