Agressões virtuais que sofri são um motivo de defender importância do PL das fake news, diz deputado Rodrigo Maia

Deputado Rodrigo Maia.
Deputado Rodrigo Maia.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador (BA), que sofreu “agressões muito pesadas” de uma parte da rede de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Ele definiu os autores de ataques como “aquela estrutura comandada em parte nos Estados Unidos, pelo tal do Olavo [de Carvalho], outra parte por aqui [no Brasil] por outros ambientes”.

“Por isso que tenho defendido a importância da lei das fake news”, emendou o parlamentar, em referência ao projeto de lei que visa instituir responsabilização de plataformas e punições a usuários de redes sociais que promovam desinformação e notícias falsas.

Entidades internacionais e especialistas em direito digital criticam trechos da proposta, como o artigo 10 da atual redação do projeto, que determina que serviços de mensagem privada guardem, durante três meses, dados sobre envios de mensagens que foram encaminhadas em massa.

Maia prosseguiu na defesa do projeto dizendo que existem movimentos cujo objetivo, na sua visão, não seria o de fazer “críticas” ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Congresso ou ao próprio presidente da Câmara, “mas, sim, impor a posição de pessoas mais radicais”.

*Com informações do Broadcast do Estadão.

Deputado Rodrigo Maia.
Deputado Rodrigo Maia.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115142 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.