Secretaria da Educação da Bahia promove o lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020

Lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020 ocorre virtualmente.Lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020 ocorre virtualmente.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta sexta-feira (26/06/2020), o lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020, que visa reconhecer práticas exitosas das escolas. O evento, realizado virtualmente por meio de transmissão no YouTube e na Web TV UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do presidente da UNDIME/Bahia, Raimundo Pereira, que falaram sobre a relevância do prêmio para a valorização e o reconhecimento da gestão escolar em tempos de pandemia.

Poderão se inscrever para o Prêmio Gestão Escolar 2020 gestores e professores de escolas regulares da Educação Básica pública de qualquer etapa: Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Para participar, a equipe escolar – composta por um gestor, um coordenador e quatro professores (de preferência, um por área, quando for o caso) – deve preencher o cadastro da escola no site: (www.premiogestaoescolar.com.br).

O secretário Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do prêmio. “Este prêmio vem estimular, valorizar e divulgar as boas práticas que existem em cada canto da Bahia, seja na área urbana ou nas escolas do campo. Nós queremos estimular a cultura de boas práticas na gestão de nossas escolas. Tanto faz que elas partam da iniciativa de um gestor ou professor. Mas, o importante é que a escola absorva, administre e relate esta experiência para que a Bahia, o Brasil e o mundo conheçam”.

Segundo o presidente da UNDIME/Bahia, Raimundo Pereira, este ano, o prêmio será diferenciado devido ao contexto relacionado ao isolamento social. “Tenho a convicção de que ganhará o prêmio a boa prática que melhor representar o sentido de pertencimento, a solidariedade e o resultado em uma qualidade de educação que a gente tanto almeja e que, infelizmente, estamos afastados fisicamente e muito mais unidos espiritualmente”, afirmou.

Durante o evento, foram apresentadas as orientações para a participação das escolas na seleção para o referido prêmio. Além disso, os gestores Francisco Cruz do Nascimento, do Colégio Estadual Casa Jovem II, do município de Igrapiúna, ganhador do prêmio, em 2010, e Everaldo Alves Queiroz, da Escola Municipal Professora Darcy Pina Dantas, do município Andaraí, que recebeu o prêmio, em 2015, fizeram o relato de suas experiências na Educação para a conquista do prêmio.

“O prêmio mudou a vida da nossa comunidade através de um trabalho coletivo. Participar e conquistar o prêmio nacional é resultado daquilo que a gente considera como uma grande responsabilidade da escola pública, que é fazer a diferença para as nossas comunidades e os nossos estudantes. Conseguimos fazer essa diferença em uma comunidade do campo, onde as pessoas participaram ativamente da vida escolar e os professores se dedicaram de forma integral ao trabalho pedagógico realizado na escola”, revelou o gestor escolar premiado, Francisco do Nascimento.

Na cerimônia, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Gabriel Nacif, fez uma palestra sobre “Gestão em Educação”. “Nós, gestores, temos que aprender desde sempre que nós sabemos onde queremos ir. A escola tem um foco muito bem determinado e que só existe como um projeto de sociedade para formar seres humanos que transmite a experiência cultural de gerações para outras gerações, para que a sociedade continue se desenvolvendo”, destacou.

Sobre o prêmio – O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e entidades do terceiro setor. Diante da pandemia do Coronavírus, o PGE propõe uma edição especial, que tem a missão de reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia, mantendo o vínculo com os estudantes e a motivação para a realização do trabalho dos professores.

Também participaram do evento o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza; a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; e a coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, Shirley Costa, que atuou como mediadora da cerimônia.

Lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020 ocorre virtualmente.

Lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020 ocorre virtualmente.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]